Ouvinte pergunta qual a diferença entre as palavras entubar e intubar
Foto: Mister Shadow / ASI / Agência O Globo

Você faz a pauta

Ouvinte pergunta qual a diferença entre as palavras entubar e intubar

Saúde por Luciana Peña em 04/04/2021 - 15:20

Termos utilizados à exaustão nos últimos tempos. A reportagem pesquisou o significado das palavras e conversou com um especialista da área da saúde para saber se existe alguma diferença técnica.

 

Os pacientes com Covid-19 em estado grave precisam ser intubados. Essa é a fase mais crítica da doença. Um dos momentos mais difíceis. 

E esse termo médico aparece com frequência no noticiário. Mas outra versão dele também surge aqui e acolá: entubar. Qual a forma correta? E para a medicina existe alguma diferença técnica entre os termos? A dúvida veio do ouvinte da CBN Eliseu Fortes.

A reportagem pesquisou o significado dos vocábulos no Volp,  Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

Para o Volp só existe o verbo entubar, com e. 

O verbo intubar, com i, não aparece. 

O Volp online também apresenta toda semana uma palavra ou expressão que passou a ter uso corrente na língua portuguesa. As expressões distanciamento físico, lockdown e negacionismo estão lá.  

Na pandemia, vários termos novos surgiram e como a língua é viva e dinâmica, essas palavras poderão ser incorporadas ao vocabulário em breve.

Alguns dicionários já aceitam a palavra intubar.

O dicionário Michaelis online considera os verbos entubar e intubar sinônimos.  

Já no ‘Dicio online’ a palavra entubar significa: dar feição de tubo a alguma coisa, surfar dentro do tubo formado por onda e introduzir tubo em paciente, de modo que ele receba ar por meio da traqueia ou alimento por meio do esôfago. 

O mesmo dicionário traz o significado da palavra intubar com uma pequena diferença: intubar é tratar por meio de intubação, intubar a laringe. 

Mas para a medicina, existe alguma diferença?

O médico infectologista Luiz Jorge Moreira Neto explicou que existe uma diferença entre a intubação por meio da laringe e a traqueostomia, por meio da traqueia.

Dois procedimentos médicos que podem ser utilizados em pacientes com Covid-19, dependendo da gravidade da doença e do tempo correto em que o procedimento deve ser adotado. [ouça o áudio acima]

O Volp explica que a “criação, o uso e a difusão de uma nova palavra ou expressão vêm da necessidade que temos de nomear algo que faz parte da nossa realidade ou que nossa inteligência e percepção foram capazes de identificar com mais intensidade”.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade