Pacientes de hospital precisam ser transferidos neste fim de semana
Foto: Geovan Petry/CBN Maringá

Prazo

Pacientes de hospital precisam ser transferidos neste fim de semana

Saúde por Geovan Petry em 29/07/2022 - 16:35

No último boletim, a Prefeitura de Maringá afirma que 20 pacientes do Hospital Psiquiátrico aguardam por transferência. Enquanto parte recebeu alta, os demais foram transferidos para unidades da região.

Interditado desde o dia 15 de julho pela Vigilância Santitária de Maringá, por conta de uma licença que está vencida desde abril, a instituição não tem condições sanitárias para funcionar. Melhorias na estrutura e atendimento foram solicitadas e o Hospital disse que está em obras de adequação para atender os pedidos. O Hospital Psiquiátrico atende pacientes de Maringá e de outras cidades do Estado. O Secretário Municipal de Sarandi, Márcio Manoel, disse que alguns pacientes do município receberam alta e outros dois foram encaminhados para uma unidade em Loanda. [ouça o áudio acima]

A direção do Hospital Psiquiátrico não quis gravar entrevista e encaminhou mensagem dizendo que "está entrando em contato com os familiares e municípios sendo comunicada a promotoria do município de origem e a de Maringá no caso de recusa".
A mãe de um paciente de Sarandi disse não ter condições de cuidar do filho e pediu à justiça uma forma de encaminhar para outro hospital.

Em nota, O Ministério Público do Paraná disse que acompanha a situação. "O MPPR segue a determinação dos profissionais de saúde responsáveis pelo caso, incluída nos autos judiciais, indicando que o paciente recebeu alta médica no dia 20 de julho e deve seguir fazendo tratamento ambulatorial. Assim fica vedada, por lei, a manutenção da internação. A Promotoria está em contato com a família do rapaz e também já diligenciou para que seja realizada, de forma emergencial, uma nova avaliação do paciente pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), para se verificar a necessidade de nova internação."

O prazo para a transferência ou alta dos pacientes acaba na segunda-feira.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade