Pai registra reclamação no NRE por verme em merenda
Foto enviada por ouvinte

Você faz a pauta

Pai registra reclamação no NRE por verme em merenda

Educação por Luciana Peña em 11/04/2024 - 11:24

O pai de uma estudante do Colégio Gastão Vidigal em Maringá registrou uma queixa na Vigilância Sanitária e no Núcleo Regional de Educação (NRE) porque estudantes teriam encontrado um bigato na refeição servida no colégio. E não teria sido a primeira vez. O pai também reclamou da presença constante de gambás no colégio. Nesta quinta-feira (11), um gambá foi encontrado morto no lixo da cantina da escola. 

Esta pauta foi sugerida pelo ouvinte Wagner Colucci. Ele é pai de uma estudante do colégio Gastão Vidigal.

Nessa quarta-feira (10), a filha enviou ao pai a foto, feita por uma colega, da merenda servida na escola.

Na comida é possível ver um bigato. O pai ficou indignado e nesta quinta-feira (11) registrou uma reclamação no Núcleo Regional de Educação (NRE) e também na Vigilância Sanitária. [ouça o áudio]

Wagner diz que também é comum encontrar gambás na escola. Na manhã desta quinta-feira (11), diz ele, um gambá morto foi encontrado no lixo da cantina. O registro, em foto, foi feito por estudantes. [ouça o áudio]

A CBN entrou em contato com o Núcleo Regional de Educação (NRE) para comentar o assunto e também tenta contato com o Instituto Água e Terra (IAT). Sobre os gambás, um especialista ouvido pela CBN disse que eles são animais silvestres que se adaptaram a viver na cidade onde encontram alimento.

O único risco que o gambá oferece é caso alguém tente capturá-lo. Como qualquer mamífero silvestre, ele pode transmitir raiva, mas o instinto dele é fugir ou se esconder. E é muito raro relato de mordida de gambá. A orientação é sempre deixar o lixo ou os alimentos bem acondicionados. 

Em nota, o Núcleo Regional de Educação informou que:

“O Colégio Estadual Doutor Gastão Vidigal, de Maringá, recebe visitas técnicas dos órgãos municipais de vigilância sanitária a cada quinze dias, para assegurar que os alimentos sejam estocados, manipulados e preparados em estrita conformidade com as normas sanitárias vigentes. O preparo das refeições segue os padrões de higiene determinados, incluindo a pré-seleção dos alimentos antes do cozimento. O lote possivelmente avariado, do qual foi servida a refeição em questão, foi devidamente retirado da escola e submetido a recall.

Em segundo incidente, um gambá foi encontrado sem vida nas instalações da escola. Tais animais pertencem à fauna silvestre, e, portanto, sua circulação é natural. Nesse contexto, a escola conta com o apoio constante do Centro de Controle de Zoonoses de Maringá, especialmente porque a circulação desses animais é comum na área onde está localizada. O colégio está investigando a causa da morte do gambá e enfatiza que essa não é a primeira vez um animal da espécie é avistado nas suas dependências. Sempre que necessário, o colégio aciona as autoridades competentes para o recolhimento seguro dos animais.” 

O gambá morto foi encontrado no lixo da cantina do colégio; o registro foi feito por estudantes
O gambá morto foi encontrado no lixo da cantina do colégio; o registro foi feito por estudantes

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade