Pais questionam a obrigatoriedade de câmeras ligadas durante o Aula Paraná
Imagem Ilustrativa | Foto: Divulgação/SEED

Educação

Pais questionam a obrigatoriedade de câmeras ligadas durante o Aula Paraná

Educação por Luciana Peña em 02/04/2021 - 07:58

Eles alegam falta de condições técnicas e direito à imagem. A Secretaria de Estado da Educação diz que não há obrigatoriedade e sim recomendação, para garantir um melhor processo de aprendizagem. 

Um grupo de pais de alunos da rede estadual de ensino está indignado com o recado que chegou por meio da direção: estudantes que acompanham o Aula Paraná precisam manter a câmera ligada por pelo menos 40 minutos a cada aula senão vão levar falta.

Os pais alegam que nem todos os alunos têm condições técnicas para manter a câmera ligada durante as aulas.

Os problemas técnicos vão desde equipamentos compartilhados, a câmeras com defeito ou internet lenta.

Em alguns casos, o aluno acessa a internet por meio de um pacote de dados, que é consumido mais rapidamente quando a câmera está ligada.

A Seed, Secretaria de Estado da Educação, diz que o aluno pode acessar as aulas do Aula Paraná e as aulas ao vivo pelo Google Meet de forma gratuita, sem consumo do pacote de dados. Isso é possível por causa de uma parceria entre o Governo do Estado com quatro das maiores operadoras de telefonia.

Basta que o estudante clique no ícone do Google Classroom dentro do aplicativo Aula Paraná e então acesse os links de cada disciplina nos respectivos horários das aulas.

Quando o acesso ao Meet é feito de outra maneira, como, por exemplo, diretamente de um link de Whatsapp, há o consumo de dados.

Patrícia Alvarenga, mãe de um estudante da rede estadual, diz que nem todos os pais sabem disso e alguns não conseguem acessar as aulas de forma gratuita.

No caso dela, o problema é que a câmera do computador do filho está queimada.[ouça o áudio acima]

No caso de computadores com defeito na câmera, a direção pediu que os equipamentos fossem apresentados na escola para o registro da justificativa. [ouça o áudio acima]

Alguns pais também questionam o direito à imagem. [ouça o áudio acima]

A Secretaria de Estado da Educação informou que recomenda que os alunos abram a câmera para garantir um melhor processo de aprendizagem A orientação é de cunho pedagógico, “pois dessa maneira se torna mais eficaz a troca entre aluno e professor no processo de ensino/aprendizagem”.

Em nota a Seed diz que compreende que devido a questões como um eventual sinal fraco de internet ou falta de câmera no equipamento isso não será possível.

Para os pais que não estão conseguindo acesso ao Aula Paraná sem consumo de dados, no link www.aulaparana.pr.gov.br/pais_alunos_tutoriais é possível encontrar tutoriais em textos e vídeos.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade