Paraná começa a implantar o rastreamento de contatos
Consultor da Opas está em Maringá para treinar representantes de municípios da região | Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Coronavírus

Paraná começa a implantar o rastreamento de contatos

Saúde por Luciana Peña em 21/09/2020 - 11:51

O projeto do Ministério da Saúde prevê recursos para os municípios. A ideia é começar a rastrear todas as pessoas que tiveram contato com infectados pelo coronavírus. O rastreamento pode evitar o abre e fecha de atividades econômicas nesta segunda fase da pandemia.

As 30 cidades que fazem parte da Regional de Saúde de Maringá registram 13505 casos confirmados de coronavírus e 242 mortes pela doença.

Os dados são do painel de controle do Notifica Covid e foram atualizados nesse domingo(20).

Segundo a Regional de Saúde, a evolução dos casos revela uma desaceleração da epidemia.

Pelo ritmo, é possível concluir que a epidemia está entrando numa segunda fase, de controle, com as atividades econômicas e sociais retomadas seguindo todos os cuidados necessários.

O perigo são os aumentos repentinos de casos como se viu em outros países.

Uma estratégia eficaz é o rastreamento dos contatos.

É o que o Ministério a Saúde quer implantar no país.

Nesta segunda-feira (21), um consultor da Opas, Organização Pan-Americana da Saúde, está em Maringá para treinar representantes de municípios da região noroeste.

O diretor da 15ª Regional de Saúde de Maringá, Ederlei Alkamim, explica que as cidades já fazem o monitoramento de casos confirmados. Agora os contatos destes casos confirmados serão rastreados de forma padronizada. [ouça no áudio acima]

O consultor da OPAs não pôde dar entrevista, mas explicou que o rastreamento será de todos os contatos que ficaram próximos do infectado por mais de 15 minutos, e do profissional de saude sem EPI ou com EPI danificado que atendeu esse paciente. Eles ficarão até 14 dias em isolamento.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade