Paraná confirma segundo caso de 'varíola dos macacos'
Imagem Ilustrativa/Representação abstrata do vírus da varíola/Gerd Altmann/Pixabay

Saúde

Paraná confirma segundo caso de 'varíola dos macacos'

Saúde por Victor Ramalho em 06/07/2022 - 14:18

O paciente é um homem, de 27 anos e morador de Curitiba, que esteve recentemente em viagem à Europa. É o segundo caso confirmado da doença no Estado nos últimos dias. Outros oito casos suspeitos seguem em investigação.

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) confirmou na tarde desta quarta-feira (6) o segundo caso de Monkeypox, popularmente conhecida como 'varíola dos macacos', no Estado. O paciente é um homem, de 27 anos e morador de Curitiba, que esteve recentemente em viagem à Europa. Trata-se do segundo caso confirmado da doença no Paraná nos últimos dias.

No último domingo (3), a Sesa já havia confirmado um outro caso da doença. Na ocasião, um homem, de 31 anos e também morador de Curitiba, teve o diagnóstico positivo. Neste caso, segundo a Secretaria de Saúde, o paciente tem histórico de viagem recente para o Estado de São Paulo.

Até o momento, os dois casos confirmados de varíola dos macacos no Paraná são considerados importados, ou seja, a doença não foi transmitida localmente. Ainda conforme a Sesa, outros oito casos suspeitos da doença estão sob análise.

Entre os oito casos em investigação, são 4 pacientes em Curitiba, 1 em Pinhais, 1 em Campina Grande do Sul, 1 em Cascavel e 1 em Londrina.

As amostras de todos os pacientes foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen/PR), responsável pela articulação com o Ministério da Saúde para envio ao laboratório de referência para casos desta doença no Brasil, em São Paulo.

A varíola do macaco é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios e fadiga.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade