Paraná declara estado de epidemia de dengue. 287 cidades do estado têm casos confirmados da doença
Foto: Arquivo AEN

Aedes aegypti

Paraná declara estado de epidemia de dengue. 287 cidades do estado têm casos confirmados da doença

Saúde por Letícia Tristão em 20/04/2022 - 08:41

Com o aumento de confirmações de dengue, a preocupação é com casos graves da doença, que pode levar à morte. 

Por causa do aumento exponencial no número de casos de dengue em todo o Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde declarou nessa terça-feira (19) estado de epidemia de dengue. Isso significa que há manifestação coletiva da doença que rapidamente se espalha, por contágio direto ou indireto, e que pode se extinguir após um período.

Desde o início do período epidemiológico, em agosto do ano passado, o Paraná registrou mais de 80 mil notificações e cinco mortes por dengue.

Segundo a Sesa, boletim semanal informa que há casos notificados de dengue em 365 municípios, com casos confirmados em 287 cidades. Em uma semana, houve aumento de 39,86% nos casos confirmados, passando de 16.560 para 23.161.

Ainda conforme a Sesa, as macrorregiões oeste e norte do estado concentram o maior número de casos confirmados de dengue.

Em Maringá, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, são 510 casos confirmados de dengue. O número difere dos dados da Sesa, que registra 486 casos de dengue em Maringá. Isso porque os dados do município são repassados posteriormente para a Sesa.

De acordo com o gerente de zoonoses da Secretaria de Saúde de Maringá, Eduardo Alcântara Ribeiro, a preocupação é com o aumento de casos graves da doença, que pode levar à morte. [ouça o áudio acima]

Maringá está com ações de combate à dengue, inclusive com a pulverização do fumacê em bairros onde há maior registro de número de casos confirmados de dengue. [ouça o áudio acima]

Para combater a dengue, é necessário eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que se prolifera onde há água parada.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade