Funcionária de restaurante
Prevenção
Para aumentar a proteção de crianças de seis meses a menores de um ano contra o sarampo e evitar que a doença volte a ser registrada no estado, a Secretaria de Saúde do Paraná determinou que seja aplicada a “Dose 0”, ou D0, da vacina.
As 22 regionais de saúde do estado foram orientadas a aplicar o reforço.
Inicialmente serão aplicadas 28,6 mil vacinas Dupla Viral, que protege contra o sarampo e a rubéola, indicada para crianças de seis meses a oito meses e 29 dias.
As doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (3) para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).
Dos nove meses a 11 meses e 29 dias, recomenda-se a tríplice viral, contra o sarampo, caxumba e rubéola.
A nova estratégia será adotada nos 399 municípios.
O último caso de sarampo registrado no Brasil foi em junho de 2022 e, no Paraná, em junho de 2020.
Mas há casos autóctones em países vizinhos como a Argentina. Por isso é necessária a medida preventiva, que, no entanto, não substitui o calendário de rotina.
Os sintomas mais comuns do sarampo são febre alta, manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás das orelhas, espalhando-se em seguida pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite, que nem sempre aparecem juntos. Também podem ocorrer dor de cabeça, indisposição e diarreia.
Notícias da mesma editoria
Funcionária de restaurante
Dezembro Laranja
Secretaria de Saúde promove mutirão de avaliações dermatológicas
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Editorias
Boletins
Institucional
Institucional