Patrimônio Histórico agora é o responsável por arquivo de O Diário
Divulgação/Semuc

Registros

Patrimônio Histórico agora é o responsável por arquivo de O Diário

Cultura por Victor Simião em 04/06/2019 - 17:24

O setor da Prefeitura de Maringá recebeu o material de 44 anos do jornal, que fechou as portas em abril. O objetivo é digitalizar o material e disponibilizá-lo para pesquisa.

 

 

Assim que soube que o jornal O Diário do Norte do Paraná fecharia, os responsáveis pela gerência de Patrimônio Histórico da Prefeitura de Maringá acionaram o Ministério Público. Eles queriam se responsabilizar pelo arquivo do veículo, que registrou a história ao longo de 44 anos. A Justiça deu decisão favorável ao município, e nesta semana chegaram à sede da gerência os volumes com as mais de quatro décadas impressas. Em breve, as fotografias também serão enviadas. Esses itens já estão digitalizados.

É uma forma de cuidar da história da cidade. A intenção é digitalizar o material em breve para consulta, diz o gerente de Patrimônio Histórico, Edson Luiz Pereira.

A ideia é finalizar os trâmites de convênio com a UEM até o fim deste mês, para dar início à digitalização.

O jornal O Diário do Norte do Paraná decretou o fechamento em abril deste ano, após um longo período de crise econômica, tentativa de recuperação judicial e demissões – inclusive com greve dos jornalistas.

Durante anos foi o principal veículo de notícias impressas em Maringá.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade