Pedir desculpas demais faz mal?
CBN Maringá

Opinião

Pedir desculpas demais faz mal?

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 11/04/2023 - 08:00

Você é daqueles que pede desculpa o tempo todo? Livros especializados em comportamento humano consideram que esta atitude é um erro. Será?

Há livros e artigos que tratam do tema com os mais diferentes títulos. Considerando que pedir desculpas é uma humilhação ou uma forma desnecessária e prejudicial a imagem pessoal.

Os que associam o pedido de desculpa ao fracasso, afirmam que pedir desculpas demonstram submissão. Os fortes e poderosos raramente pedem desculpa.

Porém um estudo da Havard Business School vai contra esta lógica e demonstra que o pedido de desculpas gera empatia. Pessoas são capazes de ceder a um pedido ou serem mais empáticas e influenciadas por quem pede desculpas.

Feita por Alison Wood Brooks, o experimento foi feito com pessoas que estavam em uma estação do metrô e foram abordadas por uma pessoa que pediu o celular emprestado. 91% dos que foram abordados se negaram a emprestar.

Porém, quando o pedido de emprestar foi antecedido por um pedido de desculpas, as coisas mudaram, metade cedeu e emprestou o aparelho. Claro que o levantamento vai além disso. Mas é uma demonstração de que pedir desculpas gera empatia.

O levantamento também mostra que as pessoas que pedem desculpas são consideradas menos arrogantes e preocupadas com os semelhantes. Aqueles que assumem seus erros demonstram potencial de mudança, resiliência e respeito pelo próximo.

Mas tem momentos em que o pedido de desculpas excede?

Se for uma prática automática, quase um tique-nervoso, um hábito corriqueiro e associado as mais diferentes situações, tende a ser banalizado. E o que é banalizado não é valorizado. A velha história de que se dá valor a escassez possivelmente funcione aqui.

Ninguém deve pedir desculpas porque cuida de sim, porque fala a verdade ou porque tem sucesso na vida. Não somos obrigados a pedir desculpa pela existência. Somos sim, responsáveis pelos nossos atos, e quando ele fere alguém, prejudica outra pessoa, colabora com algo que fere os outros, o pedido de desculpa vale.

Porém, sinceramente, prefiro o defeito de quem sempre pede desculpas do que a arrogância daquele que considera que não deve nada a ninguém e de que os outros que suportem a sua presença.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade