Pesquisa da UEM indica que bebês de mães que tiveram Covid estão suscetíveis a doenças cardiometabólicas
Foto: UEM

Artigo

Pesquisa da UEM indica que bebês de mães que tiveram Covid estão suscetíveis a doenças cardiometabólicas

Saúde por Letícia Tristão em 09/05/2021 - 11:19

 É um artigo de hipótese e revisão que indica possibilidade de desenvolvimento de doenças ao longo da vida da criança, caso a mãe tenha tido Covid-19 durante a gestação ou amamentação.

É uma pesquisa feita pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UEM, desenvolvida no Laboratório de Biologia Celular da Secreção, que estuda como os impactos sofridos durante as fases de desenvolvimento podem gerar consequências negativas à saúde do filho para toda a vida. 

A pesquisa cogita que as gestante e mulheres que estão amamentando, que contraíram Covid-19, possam tornar os bebês suscetíveis a desenvolver doenças chamadas cardiometabólicas durante a vida, como doenças do coração, aterosclerose, câncer, colesterol alto, obesidade e diabetes. Segundo o estudo, o risco se estenderia também a adolescentes que tiveram a doença.

O doutorando, Lucas Saavedra, um dos seis autores da pesquisa, explica que é um artigo de hipótese e revisão que se baseou em evidências de outras infecções virais como zika vírus e influenza. [ouça o áudio acima] 

O artigo da UEM foi publicado internacionalmente.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade