Pode haver mudança no entendimento do Judiciário em relação à retomada do ensino híbrido em Maringá
Foto: Ilustrativa/Pixabay

Retorno

Pode haver mudança no entendimento do Judiciário em relação à retomada do ensino híbrido em Maringá

Educação por Luciana Peña em 16/03/2021 - 09:30

Nessa segunda-feira (15), o juiz Nicola Frascati Júnior, da 2ª Vara da Fazenda Pública, avocou para si o processo com decisão liminar da 1ª Vara da Fazenda Pública, que autorizou a retomada do ensino híbrido em 43 instituições de ensino filiadas ao Sinepe, Sindicato das Escolas Particulares da Região Noroeste.

Segundo o juízo, o Sinepe entrou com um pedido de liminar no dia 24 de fevereiro, questionando o decreto municipal 546/2021, que suspendia as aulas presenciais.
O processo foi distribuído para a 2ª Vara da Fazenda Pública. Mas antes que uma decisão fosse dada, no dia 9 de março o Sinepe ingressou com um novo pedido de liminar, desta vez contra o decreto 632/2021, que prorrogava o decreto 546.

Desta vez, o processo foi distribuído para a 1ª Vara da Fazenda Pública e na última sexta-feira(12), o juiz Fabiano Rodrigo da Silva deferiu liminar a favor do Sinepe.

O juiz Nicola Frascati Junior determinou a reunião dos processos numa mesma vara porque as duas ações têm o mesmo pedido, argumentos e interessados. Como o primeiro processo foi distribuído para a 2ª Vara de Fazenda Pública, esse seria o juízo natural da causa.

No documento em que determina a redistribuição do processo que está na 1ª Vara, o juiz diz que “o pedido formulado guarda estrita e direta relação com aquele deduzido perante este Juízo.” (...) “Entendimento em sentido contrário está a revelar violação ao princípio do Juiz Natural, na medida em que a parte impetrante estaria escolhendo o Juízo para julgamento de sua pretensão, o que é juridicamente inadmitido em nosso sistema jurídico.”

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade