Poder paralelo
EBC

Opinião

Poder paralelo

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 17/04/2019 - 08:10

Há uma “guerra civil” cotidiana. Ela existe, e não está somente nos noticiários internacionais. Ela ocorre aqui, em grandes centros do país. Há disputas por territórios em áreas urbanas. Onde a falta de infraestrutura do poder público abre espaço para o surgimento de um poder paralelo. Na prática, o abandono cria suas próprias regras.

A catástrofe no Rio de Janeiro, onde prédios que caíram eram construídos e mantidos por milícias, não é algo exclusivo da capital fluminense. O poder paralelo que se estabelece dá a população local proteção e repressão para impor seus interesses. Onde existe uma presença real de serviços ou atendimentos coletivos, uma força é reconhecida.

Cidades de médio porte, onde as regiões periféricas têm aspectos de exclusão, também apresentam o reconhecimento da força do crime organizado, por menor que seja. A vida urbana expressa desigualdades e territorializações em seus espaços. Há fronteiras de poder aparentemente invisíveis. Elas vão se consolidando e ganhando mais força conforme se amplia sua influência econômica e capacidade de intervenção na comunidade local no lugar onde o poder público deveria atuar.

Estes poderes paralelos tendem a se confrontar com o aparato de segurança e, em alguns casos, submetê-los, corrompê-los, aliciá-los. O que gera uma convivência de aparência pacífica, um armistício que reconhece a força do poder paralelo estabelecido.

O ambiente da “guerra civil” constante gera problema para uma grande parte da população. Interfere na moradia, no transporte, na saúde, na segurança, na educação, em tudo o que o poder público deveria dar garantias. É nessa condição que se perde parte considerável da população para o crime organizado e se torna difícil combater um dos principais agentes da violência.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade