Política e religião não se resolve por milagre
CBN Maringá

Opinião

Política e religião não se resolve por milagre

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 13/10/2022 - 16:27

Ainda não consigo entender o que as pessoas querem com a religião. Elas querem ter o direito de professar sua fé de forma livre, segura e com respeito ou gostaria de impor sua crença a todos e eliminar as demais igrejas e dogmas? O que as pessoas querem?

Por que a religiosidade se transformou em tema de campanha política e virou determinante para se julgar um ser humano bom ou ruim? De onde vem a inspiração para transformar uma crença em critério da cidadania em pleno Século XXI.

A religiosidade já foi ao longo da história um determinante para se dividir uma nação, um território e o mundo entre os bons e ruins. Os cristãos ocidentais já se lançaram em guerras seculares no combate ao pagão e infiel. Os muçulmanos já foram suas vítimas prediletas.

No Século XVI E XVII a Europa foi banhada de sangue pelas guerras religiosas entre católicos e protestantes, fora a perseguição aos judeus que se desdobrou de forma grotesca e absurda no holocausto.

Agora, uma campanha política discute a religiosidade como campo de escolha de um representante público. Os dois candidatos se acusam de desrespeito a religiões e de usá-las como instrumento de manipulação política. Há alguma coisa errada nisso.

Estamos retrocedendo nitidamente. Empobrecidos em nossos temas e marcados por pautas pobres que denunciam nossa limitação para enfrentarmos nossos problemas. E não se engane, nada se resolverá por um milagre, por mais que Deus esteja na pauta dos homens.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade