‘População não entende o lockdown, acha que é férias’, diz presidente da Comcam
Imagem Ilustrativa | Foto: Rovena Rosa/Arquivo/Agência Brasil

Combate à pandemia

‘População não entende o lockdown, acha que é férias’, diz presidente da Comcam

Paraná por Letícia Tristão em 09/06/2021 - 16:39

Situação continua crítica na Saúde da região de Campo Mourão. E a espera por leitos na macrorregião noroeste passa de 250 pacientes. 

Os municípios da região de Campo Mourão decretaram lockdown há algumas semanas para tentar frear o avanço do coronavírus. Dias depois, alguns municípios desistiram da medida e reabriram o comércio.

O presidente da Comcam, Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão, prefeito de Araruna, Leandro Oliveira, avalia que a situação no sistema de saúde da região é crítica.

Segundo ele, o lockdown teve reflexos positivos, mas não há intenção de adotar medidas tão drásticas novamente. Isso porque, segundo o prefeito, o empresário acaba sofrendo com o negócio fechado, e a população leva como período de férias, diz ele. [ouça o áudio acima]

A Comcam abrange 25 municípios da região e está inserida, assim como a região de Maringá, na macrorregião noroeste, que corresponde às cidades da 11ª a 15ª Regional de Saúde.

A ocupação de leitos na macrorregião continua total, o que é considerado acima de 90%, além dos pacientes que aguardam leitos. Segundo o diretor da 15ª RS, Ederlei Alkamin, atualmente cerca de 100 pacientes esperam por um leito de UTI e 160, de enfermaria.

E essa taxa permanece desde março, o que é preocupante porque a capacidade de ampliação dos leitos vai se esgotando, diz o diretor. [ouça o áudio acima]

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade