População se une em caminhada contra o câncer de mama
Carina Bernardino/CBN Maringá

Outubro Rosa

População se une em caminhada contra o câncer de mama

Saúde por Carina Bernardino em 27/10/2019 - 11:40

Milhares de pessoas participaram. A ação encerrou as atividades do mês Outubro Rosa pela prefeitura de Maringá

Homens, mulheres e crianças vestiram rosa neste domingo (27) durante a caminhada contra o câncer de mama em Maringá, doença que matou 38 mulheres este ano no município. Em 2018 foram 46 óbitos. A ação aconteceu no entorno do Parque do Ingá, para marcar o fim da campanha Outubro Rosa pela prefeitura de Maringá. É que segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 90% dos tumores são detectados por pacientes, por isto a importância do autoexame. A secretária da Mulher, Cláudia Palomares, reforça o alerta para o autocuidado das mulheres.

O tema da campanha do Outubro Rosa deste ano foi exatamente este: “Se cuidar também é um ato de amor”. É isto que a dona de casa Nadir Fernandes tem feito há tantos anos. Felizmente ela não teve a doença, mas conhece muita gente que enfrentou o câncer de mama.

Entre os apoiadores da causa encontramos a pensionista Esmeralda Oliveira, que também faz com frequência o autoexame da mama.

Também vestido de rosa o autônomo Antônio Carlos de Freitas caminhou no entorno do Parque do Ingá neste domingo em prol das mulheres. Ele entende ser necessária campanhas como a do Outubro Rosa, porque são lembretes de que a prevenção é o caminho para combater a doença. 

Além da caminhada do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde ofertou diversos serviços aos participantes no entorno do Parque do Ingá, como aferição de pressão e exames de glicemia e hepatite.

Dos 46 óbitos pela doença ocorridos no ano passado em Maringá, 23 foram de mulheres com 65 anos ou mais, 10 na faixa etária de 55 a 64 anos, 9 casos entre os 45 e 54 anos e 4 entre mulheres com 25 e 34 anos. O câncer de mama corresponde a quase 30% do novos casos de câncer registrados todos os anos no Brasil. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade