Prefeitura de Maringá não se manifesta sobre “pré-carnaval” extra-oficial
Divulgação/PMM

Silêncio

Prefeitura de Maringá não se manifesta sobre “pré-carnaval” extra-oficial

Cidade por Victor Simião em 26/02/2019 - 16:27

CBN tentou contato para saber a posição do município em relação ao evento de domingo (4) e dos próximos dias. A reportagem também tentou falou com a PM sobre o efetivo de policiais para eventos, mas não obteve uma reposta clara.

O carnaval de Maringá deu dor de cabeça à prefeitura maior do que o previsto. Ainda mais porque o evento, de fato, nem aconteceu. É que o pré-carnaval, no sábado passado, resultou em bebedeira, e mais de cem ligações ao Samu. A repercussão negativa do evento levou a Prefeitura a realizar uma reunião no domingo (24) pela manhã. Após o pedido das forças de segurança, o município cancelou o segundo dia de pré-carnaval. Só que foliões não aceitaram a decisão e festejaram do mesmo jeito, na região central. Houve reclamações mais uma vez, relatos de abuso de álcool, maior número de acidentes no dia. Sobre o fato, a prefeitura não se manifestou.

Nesta segunda e terça-feira, a reportagem da CBN procurou a Prefeitura por meio da diretoria de Comunicação, secretaria de Cultura e secretaria de Segurança Pública. O objetivo era saber qual a avaliação relativa ao evento extra-oficial e qual a avaliação que o município fez sobre o cancelamento.

A diretoria de Comunicação disse que não se manifestaria sobre o assunto porque o que aconteceu domingo não foi evento da Prefeitura. A Secretaria de Cultura foi acionada, mas o secretário Miguel Fernando não respondeu à mensagem enviada. No caso da Segurança Pública, o secretário Antonio Roberto Padilha informou que não se manifestaria porque nessa quarta-feira (27) deve ocorrer uma reunião. Nesse encontro, o carnaval será debatido.

As festas de carnaval estão mantidas e ocorrerão entre 1º e 5 de março. Inicialmente, serão realizadas no estacionamento da Avenida João Paulino Vieira Filho, mas nos bastidores existe uma pressão para alterar o local. Publicamente, a Câmara de Maringá aprovou um requerimento solicitando a mudança.

No domingo, a PM foi a força de segurança mais enfática no pedido de cancelamento do pré-carnaval. Entre outros motivos, disse que não teria efetivo para dar conta porque no dia anterior havia 15 mil pessoas e policias foram ofendidos. E também porque o domingo contava com pelo menos outro grande evento na cidade, além do Maringá Liquida.

Na segunda-feira, a Polícia Militar enviou uma nota à imprensa. O texto dizia que houve excessos no pré-carnaval que poderiam ter comprometido a segurança e a integridade das pessoas, tópicos que justificaram o pedido para o cancelamento de ação no domingo.

A CBN, então, procurou a seção de comunicação do 4º Batalhão. A reportagem queria saber qual o efetivo da Polícia Militar para eventos e se não havia de fato policias para dar conta de ações diversas que ocorreriam no mesmo dia em Maringá. A comunicação da Polícia Militar respondeu que a explicação estava na nota já divulgada.

A Prefeitura e as forças de segurança têm conversado sobre como agir nos próximos eventos. Dentro da Prefeitura, algumas pessoas ouvidas pela CBN consideraram um equívoco cancelar o pré-carnaval. Basicamente porque a festa aconteceu do mesmo jeito; só que a decisão de não fazer o evento deu publicidade aos problemas acontecidos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade