Prefeitura licita avaliação psicológica para Guardas Municipais
Imagem ilustrativa/Foto de Cleber França

Maringá

Prefeitura licita avaliação psicológica para Guardas Municipais

Segurança por Victor Simião em 20/01/2020 - 16:17

Município pretende pagar até R$ 48 mil. Exame é para indicar se a gente tem ou não condição de usar arma de fogo. 59 estão aptos a usar arma de fogo, mas ainda falta autorização da Polícia Federal. 

A Prefeitura de Maringá abriu uma licitação para credenciar psicólogos com o objetivo de avaliar guardas municipais. O município pretende gastar até R$ 48 mil pelos exames, para saber quem pode o não usar arma de fogo. Segundo o edital, são 300 testes. O exame é formado por provas de memória, atenção, entrevista semi-estruturada, entre outras ações. Os envelopes das concorrentes serão abertos em 27 de fevereiro.  

Desde o ano passado, a Guarda Municipal tem sido treinada para utilizar arma de fogo. Dos 125 agentes, 59 já concluíram o curso e estão aptos a trabalhar armados. Mas ainda não há previsão para que a Guarda comece a atuar armada. Tudo depende de trâmites da Polícia Federal em relação à autorização do uso de armas de fogo. 

A Guarda utilizará 100 pistolas calibre 380 e pelo menos 10 revólveres calibre 38. 

Nem todos os 125 guardas municipais vão  trabalhar armados. Alguns não atingiram as notas necessárias para aprovação. Uma nova turma, com cerca de 30 alunos, deve fazer o curso. E só vai poder treinar com arma de fogo quem for aprovado no exame psicológico. 

Com esse novo credenciamento de psicólogos, os guardas que já foram aprovados anteriormente devem passar novamente pela prova, diz o secretário de Segurança de Maringá, Clodoaldo Rossi.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade