Preocupação é que chamas atinjam propriedades rurais
Foto: ICMbio

Ilha Grande

Preocupação é que chamas atinjam propriedades rurais

Paraná por Luciana Peña em 20/08/2019 - 11:18

Muitos focos de incêndio foram extintos, mas outros estão sendo monitorados.

Depois de mais de dez dias de combate ao fogo no Parque Nacional de Ilha Grande, a situação nesta terça-feira parece mais tranquila. Segundo o biólogo Erick Caldas Xavier, do ICMbio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, muitos focos do incêndio que destruiu milhares de hectares de vegetação, já foram controlados. Mas ainda há chamas que se aproximam de propriedades rurais. Os donos das áreas estão sendo alertados.

O combate às chamas nestes dias todos mobilizou dezenas de brigadistas e bombeiros que chegaram a trabalhar 31 horas seguidas no fim de semana. E todas as técnicas conhecidas de combate ao fogo foram empregadas.

Ainda não foi possível mensurar corretamente a área do Parque consumida pelo incêndio, mas muitos refúgios para a fauna escaparam do fogo.

Um mapa detalhado sobre a incidência do incêndio aponta que 61% do Parque foram atingidos, ou 46 mil dos 76 mil hectares de vegetação remanescente da Mata Atlântica.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade