Prioridade será vacinar profissionais de saúde, diz chefe de gabinete da Prefeitura de Maringá
Imagem ilustrativa/foto: Bao_5/Pixabay

Covid-19

Prioridade será vacinar profissionais de saúde, diz chefe de gabinete da Prefeitura de Maringá

Saúde por Luciana Peña em 10/12/2020 - 15:15

Domingos Trevizan disse que a Prefeitura de Maringá não vai esperar definição do Estado e Governo Federal e irá comprar a primeira vacina contra o novo coronavírus que estiver disponível. A prioridade será vacinar os profissionais de saúde, por isso a conta será aproximadamente oito mil doses.

Ouça a entrevista

Nesta semana, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, anunciou que firmou uma parceria com o Governo de São Paulo e o Instituto Butantan para comprar doses de uma vacina contra o novo coronavírus. O imunizante será o mesmo utilizado pelo governo paulista para vacinação da população: a CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e produzida em parceria com o Instituto Butantan. 

Apesar do claro interesse da administração maringaense em adquirir o imunizante, quais pontos sobre uma possível campanha de vacinação da população estão definidos até o momento? Para responder algumas dúvidas, a reportagem procurou o chefe de Gabinete da Prefeitura de Maringá, Domingos Trevizan. Leia a entrevista completa: 

CBN Maringá: A Prefeitura de Maringá vai comprar a vacina utilizada pelo Governo de São Paulo? Como está a conversa com o governador João Doria? 

Domingos Trevizan: A Prefeitura de Maringá trabalha para comprar uma vacina, a primeira que estiver liberada no mercado pela Anvisa. A prefeitura vai fazer todo esforço possível para comprar, qualquer quer seja a marca, qualquer que seja o laboratório, qualquer que seja o fornecedor.

CBN Maringá: O Governo Federal já disse que os municípios não precisam se antecipar porque vai haver um Plano Nacional de Vacinação. Como o município vê essa decisão? 

Domingos Trevizan: Depende de quando vai sair esse Plano Nacional de Vacinação, evidentemente. Se nós já tivermos a vacina no mercado antes do Governo do Estado, antes do Governo Federal anunciar e colocar em prática esse plano de vacinação, nós vamos correr atrás do máximo possível de doses, principalmente visando profissionais da saúde, imunizar esse pessoal que, hoje, está colocando a vida em risco no atendimento.

CBN Maringá: Então já existe um Plano Municipal de Vacinação?

Domingos Trevizan: O plano municipal é, principalmente, atender os profissionais de saúde e as pessoas de altíssimo risco. Se houver possibilidade do número de doses, a gente vai abrindo para outros setores da sociedade também.

CBN Maringá: Quando houver essa vacina, pode ocorrer de pessoas de outras cidades virem para Maringá para tentar se vacinar também. Como devem proceder? 

Domingos Trevizan: Como nossa prioridade são os profissionais de saúde, todos são cadastrados, então você não vai trabalhar com qualquer habitante de outra cidade, até porque a gente sabe a dificuldade que é conseguir essas doses. Quando estiver liberado, esperamos que até lá o Governo do Estado e o Governo Federal já tenham colocado à disposição da população o número em massa de vacinas. 

CBN Maringá: Há dinheiro no orçamento para vacina? 

Domingos Trevizan: Nós vamos realocar de todas as secretarias o máximo possível. Se chegarmos ao ponto de na preservação da vida, principalmente dos servidores da saúde, se nós não tivermos ainda vacinação gratuita à disposição, nós vamos realocar de outras secretarias e comprar a vacina para outros profissionais da saúde. 

CBN Maringá: É possível que isso seja feito mesmo não tendo previsão no orçamento?

Domingos Trevizan: É possível, sim. A gente economiza de um lado e outro, porque a prioridade número um da administração é o enfrentamento à Covid-19. 

 

Maringá anuncia parceria para comprar ‘CoronaVac’, vacina contra o coronavírus

O anúncio do prefeito Ulisses Maia sobre a parceria com o Governo de São Paulo para adquirir o imunizante quando o produto estiver à disposição foi feito na noite de terça-feira, 8, em um vídeo publicado nas redes sociais.

“Eu acabei de receber a ligação do governador João Doria, de São Paulo, reafirmando o interesse desta parceria com Maringá para que a gente possa adquirir as vacinas. O governador me passou também o telefone e falei com o presidente do [Instituto] Butantan, Dimas Covas, reafirmando, mais uma vez, o nosso interesse em adquirir as vacinas para que a gente possa garantir a imunidade a nossa gente”, explicou o prefeito na publicação. 

No vídeo, Ulisses Maia também afirmou que todos os esforços serão feitos para que a compra da vacina ocorra o mais rápido possível. “Quero deixar bem claro a todos que nossa preocupação é e será a saúde da população. Não está em discussão nenhuma questão ideológica, nenhuma questão política. Nós queremos, o mais rápido possível, ter a possibilidade de adquirir as vacinas e fazer a imunização de toda nossa gente”, disse o prefeito.

Com informações do Portal GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade