Professor, entre a retórica e a realidade
CBN Maringá

Opinião

Professor, entre a retórica e a realidade

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 15/10/2021 - 09:12

O professor não tem muito prestígio neste país. Apenas na retórica. A escola e a educação devem ser a casa da ciência. E olha que foi a ciência que nos salvou na pandemia. Vacina é resultado de pesquisa. Mas na terra do fake, professor não tem privilégio. Gostamos é de uma boa mentira e vivemos a espera de um milagre.

Hoje é o dia de lembrar da pessoa que tem a responsabilidade de formar e informar. Um profissional que nessa pandemia fez de tudo para não deixar que a distância, o isolamento e a crise que atingiu uma grande parte dos alunos, principalmente das instituições públicas, não acabacem com o sentido de educar.

Ser professor para mim é uma honra. Sou há mais de 30 anos. Amo minha profissão. Sei da responsabilidade que tenho. Considero fundamental o poder de usar da ciência para dar aos seres humanos a capacidade de pensarem e repensarem a si e ao mundo a sua volta. Sou convicto de que só a compreensão racional da realidade nos fará dar um sentido humano a nossa existência.

Porém, não me iludo. Este país ainda está longe de compreender a importância de se propagar o conhecimento e dar a ele um sentido para superar os obstáculos para todos. Onde se quer manter a ignorância para garantir interesses de uma minoria, a educação é uma ameaça. Mas, como um bom professor, vamos continuar lutando. Porque entre muitos que nós educamos há os que são esperança.

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade