Projeto que beneficia doadores de sangue não entrou em regime de urgência
Profissionais do Hemocentro explicam aos vereadores por que são contra projeto do vereador Odair Fogueteiro. | Foto: Luciana Peña

Legislativo

Projeto que beneficia doadores de sangue não entrou em regime de urgência

Política por Luciana Peña em 27/02/2020 - 15:21

Agora proposta vai passar pelas comissões da Câmara. Opinião dos profissionais do Hemocentro foi decisiva. 

Ouça, abaixo, a reportagem completa:

_____________________________________________________________________________________________________

Existem várias leis que beneficiam doadores de sangue. 

Uma delas,  por exemplo, dá direito à meia entrada em espetáculos culturais. 

É por isso que em época de show aparece um monte de gente disposta a doar sangue no Hemocentro do Hospital Universitário de Maringá. 

Mas o Ministério da Saúde é contra todas essas leis. Segundo o Ministério, a doação de sangue deve ser um gesto voluntário e a única motivação deve ser a de ajudar o próximo. 

Por isso, o projeto de lei do vereador Odair Fogueteiro que prevê isenção de Estar por 120 dias  para doadores de sangue, gerou polêmica.

O projeto entrou na pauta da sessão desta quinta-feira em regime de urgência.

Mas na semana passada a CBN já tinha adiantado o assunto. 

Profissionais do Hemocentro foram à Câmara convencer os vereadores a votar contra o projeto. 

A diretora do Hemocentro, Márcia Regina Ferreira, diz que há risco para a segurança do sangue coletado, já que o doador, em busca do benefício, pode omitir informação.

Mesmo ainda reticente a aceitar os argumentos dos profissionais do Hemocentro, o vereador Odair Fogueteiro aceitou retirar a urgência do projeto, que agora será apreciado em todas as comissões da Casa. 

Por ironia, um dos argumentos do vereador para justificar o projeto é ajudar o Hemocentro a manter os estoques de sangue, garantindo mais doadores. Pelo jeito, o Hemocentro prefere qualidade à quantidade. E por qualidade entende-se o gesto de amor desinteressado de qualquer benefício.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade