Projeto que prevê pulseiras em contaminados pelo coronavírus é aprovado em Santa Fé
Imagem Ilustrativa | Foto: Tânia Rêgo/Arquivo/Agência Brasil

Polêmica

Projeto que prevê pulseiras em contaminados pelo coronavírus é aprovado em Santa Fé

Política por Luciana Peña em 07/04/2021 - 09:35

O prefeito disse que vai sancionar a lei porque os servidores da saúde estão exaustos de monitorar os isolados.  Desde o início da pandemia, 30 pessoas furaram o isolamento domiciliar na cidade. Apenas um vereador foi contra o projeto, porque segundo ele é inconstitucional.

A cidade de Santa Fé, aqui no noroeste do Paraná, tem 12 mil habitantes. 36 pessoas morreram por complicações da Covid-19 desde o início da pandemia.

Neste momento existem 110 moradores infectados pelo coronavírus que estão em isolamento domiciliar e outros 190 com sintomas respiratórios, mas ainda sem testagem, e que estão sendo acompanhados.

Na tentativa de frear o contágio, uma vereadora de Santa Fé propôs um projeto de lei, com uma medida que já está sendo aplicada em outras cidades do Paraná e do país, mas que gera polêmica.

O projeto prevê que os monitorados e os familiares deles, usem pulseiras identificadoras. Uma pulseira para quem está com coronavírus e outra para os familiares próximos que estão em isolamento domiciliar.

A proposta foi votada na noite dessa terça-feira (6) e aprovada com a maioria dos votos.

Dos nove vereadores, apenas um, Rubens Emanoel Silva, votou contra. Ele explicou em entrevista à repórter Letícia Tristão, que considera a iniciativa inconstitucional e uma agressão à dignidade humana. [ouça o áudio acima]

A autora do projeto, vereadora Rosa Maria de Souza, que também é servidora da Saúde em Santa Fé, diz que não haverá constrangimento para o morador que usar a pulseira se ele cumprir o que determina a legislação sanitária e ficar em casa durante o período de isolamento domiciliar. [ouça o áudio acima]

O projeto foi aprovado em discussão única e segue para a sanção do prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla. Ele disse que vai sancionar a lei porque os servidores da saúde estão cansados de monitorar os isolados. Desde o início da pandemia, pelo menos 30 pessoas foram flagradas desrespeitando o isolamento domiciliar. [ouça o áudio acima]

A população que acompanhou a sessão pela internet fez vários comentários em relação à proposta. A maioria dos comentários foi a favor da lei. Alessandra Zacarias escreveu: “estamos aceitando ajuda, pois todos estão cansados”; Clayton Boris escreveu “tem que multar as pessoas que furam o isolamento, porque o povo só entende quando dói o bolso”; Thiago Silva escreveu: “Uma lei inconstitucional que viola a intimidade e a vida privada do cidadão pode ser passível de indenização por danos morais”.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade