Projetos auxiliam na alimentação da população de baixa renda ou situação de vulnerabilidade social
Imagem ilustrativa/foto: Silvio Turra/Seed

Rede de Proteção Alimentar

Projetos auxiliam na alimentação da população de baixa renda ou situação de vulnerabilidade social

Paraná por Redação CBN Maringá em 30/05/2021 - 15:01

As ações do Estado envolvem compra de produtos da agricultura familiar, distribuição de alimentos não comercializados nas Centrais de Abastecimento para famílias em situação de vulnerabilidade, oferta de refeições diárias e geração de renda e trabalho por meio de hortas comunitárias urbanas.

Para garantir alimentos com alto valor nutricional na mesa dos paranaenses, o Governo do Estado desenvolve ações em diversas frentes. O investimento do Paraná viabiliza a compra de produtos da agricultura familiar, distribui alimentos não comercializados nas Centrais de Abastecimento para famílias em situação de vulnerabilidade, contribui para ofertar refeições diárias para mais de 27 mil paranaenses e, ainda, promove a geração de renda e trabalho por meio de hortas comunitárias urbanas.

O Desan - Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, desenvolve ações com o objetivo de garantir que população vulnerável tenha acesso a alimentos por meio de uma rede de proteção alimentar. Essa rede tem a meta de reduzir a insegurança alimentar e nutricional das famílias, promover o acesso à alimentação adequada e saudável, reduzir o desperdício de alimentos, gerar renda, fomentar a agricultura familiar e os circuitos curtos de comercialização, com consequente interferência no desenvolvimento local, regional e estadual.

Os programas da política de segurança alimentar do Estado é composta por programas como o Compra Direta Paraná, que beneficia agricultores familiares e a população vulnerável; Banco de Alimentos Comida Boa, iniciativa de abastecimento e segurança alimentar, que funciona através da coleta dos produtos não comercializados pelos atacadistas e produtores rurais nas Unidades da Ceasa/PR; e a implantação e modernização de Equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional, como os Restaurantes Populares e as Hortas Comunitárias Urbanas.

Para diminuir o impacto da pandemia da Covid-19, foi implantado o Programa Compra Direta Paraná que em 2020, contratou 147 cooperativas e associações da agricultura familiar, beneficiando 12,5 mil agricultores familiares. Eles forneceram gêneros alimentícios a mais de 900 entidades, com estimativa de terem sido atendidas 530 mil pessoas.

Nesta sexta-feira (29), o Desan publicou a relação de pequenas cooperativas e associações da agricultura familiar habilitadas no edital de chamada pública da edição de 2021. Serão investidos R$ 27 milhões para a compra de alimentos produzidos ou processados por agricultores familiares. A entrega será feita diretamente a entidades socioassistenciais, rede pública de saúde ou alvos de ação alimentar do Estado, que, por sua vez, destinam a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Com o objetivo de aumentar a segurança alimentar, o Banco de Alimentos Comida Boa doa mensalmente cerca de 640 toneladas de alimentos processados e congelados para 348 entidades sociais, chegando a mais de 130 mil pessoas. São alimentos em bom estado de consumo, mas que não têm padrão de comercialização pelos atacadistas ou produtores da Ceasa, e por isso seriam descartados. O projeto tem a participação das Ceasa de Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina.

Já o Programa Paranaense de Apoio aos Restaurantes Populares dá subsídio para a construção, modernização e reformas de restaurantes populares e de cozinha social, que ajudam a garantir refeições saudáveis e a preços acessíveis para a população que se alimenta fora de casa.

Os empreendimentos beneficiam de forma direta pelo menos 27,4 mil pessoas diariamente. O programa é voltado a municípios com mais de 80 mil habitantes. As unidades estão localizadas nas cidades de Cascavel, Curitiba, Paranavaí, Umuarama, Toledo, Maringá e Londrina.

O Governo do Estado também viabiliza Cozinhas e Panificadoras Comunitárias que além de produzir alimentos para a população mantém a Cozinha-Escola utilizada para realização de cursos de profissionalização e capacitação da comunidade, visando estimular boas práticas de produção e fabricação, aprimoramento de habilidades, geração de renda, entre outros.

Outro projeto do Estado são as Hortas Comunitárias Urbanas, que garantem sustentabilidade ambiental por meio de práticas ambientais responsáveis e viabilizam o acesso a alimentos saudáveis e diversificados, e ao desenvolvimento de estratégias de geração de renda para a população atendida. Essas estruturas também promovem integração, inclusão social e melhoria da qualidade de vida dos beneficiários.

Os municípios recebem recursos do Governo do e ajuda as prefeituras a adquirir ferramentas e insumos para serem utilizados em hortas comunitárias em operação.

Com informações da Agência de Notícias do Paraná 

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade