Quem invade é invadido na internet
CBN Maringá

Opinião

Quem invade é invadido na internet

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 24/04/2023 - 14:50

Vivemos o tempo dos invasores. O que mais presenciamos rede sociais são as invasões a nossa privacidade e o nosso desejo de invadir a privacidade de alguém.

Nunca a vida pessoal das pessoas interessou tanto a tantos e nunca a vida de cada um foi exporta de forma voluntária. Sim, uma grande maioria das pessoas tem uma ou mais redes sociais.

Através dos dados da We Are Social e Meltwater é possível compreender a adesão dos brasileiros ao mundo digital e as plataformas de comunicação e exposição pessoal de conteúdo.

A rede mais conhecida é o WhatsApp. Ele tem hoje 93,4% dos que estão na internet. São nada mais nada menos que 169 milhões de brasileiros.

Em segundo lugar está o YouTube, com 142 milhões e o Instagram com 113,5 milhões.

Nossa vida está lá, para o bem e para o mal.

Exatamente neste mundo, uma grande parte das pessoas não sabe se comportar e nem sempre consegue respeitar o limite entre a exposição saudável ou excessiva. As redes sociais nos denunciam e podem ser um obstáculo.

Quantas já perderam oportunidades de trabalho por causa das redes? Inúmeras, uma imensa quantidade de pessoas. E elas geraram e estão gerando conteúdos contra si mesmas.

O mundo digital, a vida na virtualidade, pode nos trazer benefícios, contudo, não é a resposta para nossas carências afetivas, nossa busca de aprovação social. O que somos está nas relações mais próximas, físicas, reais, cotidianas.

O virtual pode nos fazer conhece multidões, mas há uma condição de convivência próxima, diária, pessoal, que nos é insubstituível e necessária. Sem ela, não se compensa o sentido de existir e viver.

Ou aprendemos a usar as redes sociais como um canal de comunicação com limites de privacidade ou vamos perder a nossa própria identidade e percepção do que realmente somos.

E isso é fácil de perceber, olhe quantas pessoas mentem nas redes sociais. Segundo um levantamento feito em 2019 pela revista Computer in Human Behavior, 84% das pessoas admitem já ter mentido na internet.

Não por acaso, segundo a mesma pesquisa, 98% não acreditam ou desconfiam das pessoas com quem se relacionam nas redes sociais.

Logo, a falta de confiança quando o mundo virtual é o único campo no qual você se relaciona. No faz de conta que corre pela rede mundial de computadores há um mundo que se deseja ter e que aos poucos destrói a consciência necessária de quem se é. 

Se deixar levar e viver pelas redes pessoais é um risco. Não deixe isso acontecer com você!!! Suas relações físicas precisam de sua atenção.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade