Quinta pessoa morre vítima de gripe em Maringá
foto: divulgação/Sesa

Influenza

Quinta pessoa morre vítima de gripe em Maringá

Saúde por Portal GMC Online em 27/11/2019 - 18:07

Maringá confirmou a quinta morte por gripe. A informação consta no boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná nesta quarta-feira (27). A vítima é uma idosa de 82 anos que tinha diabetes.

Outras quatro cidades do Paraná registraram morte por gripe. São elas: Cianorte, cuja víitma é uma mulher de 52 anos, com cardiopatia e diabetes; em Foz do Iguaçu vitimou uma idosa de 73 anos; e em Curitiba foram dois casos, sendo uma idosa de 94 anos portadora de doença neurológica, pneumonia e também cardiopata e outro caso de um menino de cinco anos que apresentava cardiopatia como fator de risco. Segundo a Secretaria de Saúde, em todos os casos de óbitos as pessoas não tinham recebido a vacina da gripe e apresentavam fator de risco associado.

No total, o Paraná tem 658 casos confirmados de síndromes respiratórias agudas provocadas pelo vírus Influenza desde o começo deste ano. São 35 casos a mais que o boletim anterior, divulgado em 16 de outubro, com 623 casos. O informe totaliza 127 óbitos por gripe neste ano – 109 são casos confirmados de H1N1.

“Os casos de gripe atingem com maior gravidade os maiores de 60 anos, os adultos na faixa dos 50 a 59 anos e os menores de seis anos. As pessoas nestas faixas devem estar atentas às infecções por Influenza. A idade, associada a outros fatores de risco como, por exemplo, doenças neurológicas, renais e do coração, pode levar ao óbito”, destaca o chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis da Secretaria da Saúde, Renato Lopes.

Segundo o técnico, as medidas de prevenção à gripe devem ser mantidas. “A oscilação da temperatura, com dias frios e de muito calor, ajuda provocar a gripe. Por isso, a prevenção deve ocorrer durante todo o ano”, completa Lopes.

Entre as medidas preventivas estão a higienização frequente das mãos, principalmente antes das refeições, e a ventilação constante dos ambientes.

Portal GMC Online com AEN

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade