Radicalismo sem memória
CBN Cascavel

Opinião

Radicalismo sem memória

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 02/07/2021 - 10:00

Os alemães foram marcados pelo nazismo. Oito milhões de judeus morreram no holocausto. Um fato difícil de esquecer. A Alemanha não esquece. Temos que aprender com nossos erros. Contudo, se o massacre aos judeus representou um ato extremo de discriminação e ódio, ele não é um fato isolado. Não foram só os germânicos que praticaram em sua história o extermínio.

Os chineses, japoneses, turcos, norte-americanos, nós mesmos, brasileiros, temos em nossa formação marcas de extrema violência, “sangue nas mãos”. Temos que admitir e aprender. Não se pode colocar para baixo do tapete que a história humana é escrita com violência. Buscamos ao longo do tempo a civilidade para evitarmos novos massacres.

O instinto muitas vezes deseja a reação mais agressiva possível. No Código de Hamurabi, escrito a milhares de anos, na antiga Mesopotâmia, se afirmava que o malfeito deve ser pago com a mesma moeda, olho por olho, dente por dente. Cultuamos o desejo de ver aquele que nos fez sofrer sentir na pele a mesma dor.

Porém, a regra do convívio social e civilizado, nos fez dar autorizar o Estado a ser o único a ter o direito do uso da força de forma legítima. Seguindo regras de conduta, dosando o peso da mão na proporção da ordem que deve ser estabelecida. Devemos negar o direito da “justiça pelas próprias mãos” e delegar ao Estado que cumpra seu papel, puna.

Queremos preserva a liberdade dentro de um ambiente de civilidade. Preservar a vida e não considerar a morte uma saída para nossos embates ou desejos de justiça. Na sociedade dos iguais, espelhamos no outro a autorização dos nossos interesses e desejos. Se não queremos a nós, não devemos praticar para o outro. Se agimos em nosso interesse e afetamos outra pessoa, temos que pagar pelas consequências dos nossos atos.

Lamentavelmente, na atualidade, o “animal humano” tem sido exaltado. Estimulado como condição de busca da vontade mais torpe. Esquecemos de formar seres humanos para o convívio em sociedade onde eles devam entender que há limites. A velha questão da ética: “querer, dever e poder”. Nem tudo o que queremos podemos ou devemos ser fazer.

Nas retóricas da liberdade banalizada e divulgada das mais diferentes formas, seja em uma campanha publicitária ou na orientação de um livro de autoajuda, existe a permissividade como um direito individual e absoluto do ser em si. Dane-se os outros e as consequências do que quero. Faço e não penso. Se devo ou não, é um dilema banal.

Por isso, o radicalismo impera e convoca seus membros a se agruparem sem se importar com os riscos que se corre ao eliminar opositores ou divergentes. Pois os limitados da atualidade idolatram a si mesmo diante do espelho e não se acostuma a enxergar e respeitar nada que não seja um reflexo de suas vontades.

Precisamos parar de produzir estes seres egocêntricos e transformá-los em dominantes. A vida tem ficado insuportável com a multiplicação da intolerância e da dificuldade de um diálogo coerente.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade