Regionais de saúde se reúnem em Maringá para traçar estratégias
Luciana Peña/CBN Maringá

Dengue

Regionais de saúde se reúnem em Maringá para traçar estratégias

Saúde por Luciana Peña em 20/09/2018 - 12:58

 É preciso ampliar o combate à dengue porque a visita casa a casa dá resultado, mas ainda assim a maior parte dos focos do mosquito transmissor é encontrada dentro dos imóveis.

Combater a dengue é uma ação do dia a dia. Tem que entrar na rotina de todo mundo, mesmo quando não há epidemia. Os agentes de combate à dengue estão nas ruas percorrendo casa a casa, levando orientação e verificando quintais, vasos de plantas. Este é o trabalho mais antigo de combate à dengue, aplicado há décadas. Mas entra ano, sai ano e a história se repete: os focos do mosquito transmissor são encontrados dentro das casas. Uma prova de que esta estratégia é importante, mas precisa ser acompanhada de outras. A vacinação foi uma estratégia complementar. O que mais pode ser feito? Nesta quinta-feira (20) uma reunião com as regionais de saúde de Maringá, Londrina, Jacarezinho, Umuarama, Cianorte e Campo Mourão, foi realizada  na cidade. A coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde, Ivana Belmonte, veio de Curitiba participar da reunião.

Sobre a vacinação contra a dengue há uma dificuldade para uma nova campanha porque o laboratório que produz a vacina informou que é preciso fazer um pré-teste na população, uma vez que a vacina não é recomendada para quem nunca teve dengue. Mas um pré-teste exige uma logística que não funciona na rede pública.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade