Remédios não utilizados e dentro da validade poderão ser doados
Divulgação/PMM

Após triagem

Remédios não utilizados e dentro da validade poderão ser doados

Saúde por Carina Bernardino em 06/08/2019 - 15:50

Programa ‘Farmácia Solidária’ evitará a automedicação. Mas antes do repasse, medicamentos serão triados nas UBSs de Maringá. Iniciativa também motivará doações de empresas farmacêuticas. 

Será lançado no fim deste mês em Maringá o programa ‘Farmácia Solidária’, em que a população poderá doar remédios não utilizados que ainda estão dentro do prazo de validade. A iniciativa evitará a automedicação no município. O secretário de Saúde, Jair Biatto, explica que o descarte irá ocorrer nas 34 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que farão a triagem do medicamento, para dizer se o remédio poderá ou não ser repassado a outro paciente do SUS (Sistema Único de Saúde). O projeto deve reduzir os casos de intoxicações acidentais, como o consumo de medicamentos por crianças. 
 
Ao descartar um medicamento, o morador terá que assinar um termo de doação. Já a solicitação dos medicamentos, deverá ser feita pelo Portal da Saúde da prefeitura: www.maringa.pr.gov.br. Na solicitação, o paciente terá que anexar a receita, o número de usuário no SUS e a senha para consulta da lista de medicamentos e UBSs. Quem não fizer o descarte de remédios nos postos de saúde, poderá fazer a destinação correta em algumas farmácias que fazem a logística reversa dos itens. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade