Reposição salarial de 5,19% para servidores públicos é aprovada na Câmara de Maringá
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Economia

Reposição salarial de 5,19% para servidores públicos é aprovada na Câmara de Maringá

Política por Luciana Peña em 20/04/2021 - 13:06

O percentual é baseado no IPCA. Apenas dois vereadores votaram contra, com o argumento de que o momento não é ideal para aumento de gastos. Sismmar diz que a campanha salarial continua com outras pautas. 

O projeto de reposição salarial para servidores municipais de Maringá entrou em votação nesta terça-feira (20) em regime de urgência.

A urgência foi aprovada e em seguida começou a discussão sobre mérito do projeto.

A maioria dos vereadores discursou a favor da reposição de 5,19%, percentual da inflação de doze meses segundo o IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo.

Nos argumentos a favor, o fato de que os servidores não pararam de trabalhar e a grande maioria em contato direto com a população.

Também o fato de que Maringá tem superávit financeiro e por isso os gastos com a folha de pagamento estão abaixo do limite prudencial.

Além disso, segundo o vereador Luiz Cláudio Alves, a reposição é uma obrigação legal da administração.

Sem a reposição, o município corre o risco de pagar indenizações futuras. [ouça o áudio acima]

Mesmo reconhecendo a legalidade, o vereador Rafael Roza, que votou contra, diz que não é hora de reajustar salários. [ouça o áudio acima]

O projeto foi aprovado em primeira discussão com 13 votos.

A presidente do Sismmar, Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá, Priscila Guedes, diz que agora segue a negociação com a Prefeitura de outras pautas, que fazem parte da campanha salarial, como o plano de carreira. [ouça o áudio acima]

A reposição de 5,19% vale para todos os servidores, com exceção do prefeito e do vice. Os servidores de Legislativo terão o mesmo reajuste, votado em projeto separado.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade