Republicanos pedem passagem

O Assunto é Política

Republicanos pedem passagem

O Assunto é Política por Diniz Neto em 25/11/2019 - 10:28

 

Na coluna de hoje:

- DIA DO DOADOR DE SANGUE

- DIA INTERNACIONAL PARA A NÃO-VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

- ENCONTRO DO PARTIDO REPUBLICANOS

- SUPRAPARTIDÁRIA

- PLANOS REPUBLICANOS

- ALÉM DAS EXPECTATIVAS

- PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA

- ELEIÇÃO NO DCE DA UEM

- TRANSIÇÃO E POSSE NO SISMMAR

 

25 de novembro, segunda-feira. Faltam 36 dias para o fim do ano.

 

DIA DO DOADOR DE SANGUE

O Dia do Doador Voluntário de Sangue foi estabelecido através do Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, definindo o dia 25 de novembro - data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue - como a data oficial do doador de sangue no Brasil.

A data internacional é 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue.

Quem pode doar:

Ter entre 16 e 69 anos.

Ter, no mínimo, 50 quilos.

Estar saudável.

Estar bem alimentado e descansado.

 

DIA INTERNACIONAL PARA A NÃO-VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Segunda estatísticas, uma em cada três mulheres sofre de violência doméstica. A violência contra a mulher é uma questão social e de saúde pública, não distingue cor, classe econômica ou social, e está presente em todo o mundo.

A Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1999, reconhece o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. A data surgiu em decorrência do Dia Latino-americano de Não Violência Contra a Mulher, que foi criada durante o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia.

A data é lembra as irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, que foram violentamente torturadas e assassinadas em 25 de novembro de 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. Seu crime: lutar por melhores condições de vida.

------ 

ENCONTRO DO PARTIDO REPUBLICANOS

O presidente do Republicanos em Maringá, Walter Guerlles, organizou e realizou um encontro de pré-candidatos, filiados e amigos do partido, na noite de sexta-feira, na Associação Banestado.

Com o local lotado, Guerlles reuniu mais de 500 pessoas.

Foi um dos maiores eventos partidários do ano, em Maringá, se não o maior.

Os Republicanos receberam para a reunião o seu presidente estadual, Valdemar Bernardo Jorge, secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes (SEPL).

Na reunião, Guerlles falou do projeto do partido para Maringá. Iniciado há pouco tempo, está se fortalecendo. Ele citou a reunião como exemplo e enalteceu a capacidade de cada companheiro de mostrar a sua liderança e poder de mobilização.

O presidente do Republicanos também falou da caminhada pela frente. Adiantou que serão enfrentadas dificuldades, que haverá diferenças, mas que as adversidades terão que ser superadas coletivamente, pelo grupo.

Uma das diretrizes do partido será enfrentar os desafios  mantendo a humildade, buscando sabedoria e agindo com respeito. Entre os companheiros filiados, especialmente os pré-candidatos, Guerlles pede honestidade e clareza entre eles.

 

SUPRAPARTIDÁRIA

A reunião foi suprapartidária. Passaram por lá o prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PDT), o deputado estadual Dr. Batista (PMN). O deputado Homero Marchese (PROS) também esteve na reunião, acompanhado de parte da sua equipe de trabalho. 

 

PLANOS REPUBLICANOS

O presidente estadual do Republicanos, Valdemar Bernardo Jorge, pretende organizar o partido para participar das eleições municipais com candidatos ou integrando chapas majoritárias em grande número de cidades.

Com o sucesso da mobilização, foram inevitáveis os comentários de que o partido está organizado com uma base que permite pensar até mesmo em candidatura própria. O partido tem filiados com histórico e potencial para uma candidatura a prefeito.

A expectativa do Republicanos é uma chapa forte para candidatos a vereador e compor uma aliança vencedora em Maringá.

 

ALÉM DAS EXPECTATIVAS

A reunião organizada por Walter Guerlles superou as expectativas de quem acompanha a política de Maringá. Mostrou que o grupo tem liderança e uma forte capacidade de mobilização.

 

PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA

O Democracia Cristã, sigla DC, número 27, decidiu lançar a professora Lilian Moraes pré-candidata a prefeita de Maringá.

Em Maringá o partido é presidido por Carlos Alexandre Preto Moraes. No Paraná, o DC é presidido por Valter Viana, que foi vereador em Maringá. Empenhado em organizar o partido em todo o estado, ele transferiu o título para Curitiba e é pré-candidato a vereador na capital.

 

ELEIÇÃO NO DCE DA UEM

Na eleição para o DCE, os votos das engenharias foram contados. Com esses votos, a chapa 1, Acelera, liderada por Lucas Canassa, foi a vencedora.

A comissão eleitoral proclamou o resultado, mas depois apagou da sua página no Facebook - https://www.facebook.com/eleicaodceuem/

A chapa 3 ingressou com uma ação na Justiça, com pedido de suspensão da eleição.

A chapa 1 deve ingressar com medida judicial garantindo o resultado da eleição.

Vamos continuar acompanhando.

 

TRANSIÇÃO E POSSE NO SISMMAR

O processo de transição no Sismmar está marcado para ser iniciado hoje, segunda-feira, dia 25. A nova diretoria, liderada pela professora Priscila Guedes da Luz, deve ir hoje ao Sismmar para iniciar a transição, conforme agenda.

Na quinta-feira, a chapa 4 ingressou com um agravo na Justiça, pedindo a anulação da eleição. Algumas pessoas confundiram o agravo com sentença judicial. O agravo ainda não tem decisão.

Vamos acompanhar a transição e outras informações sobre a eleição e a posse no sindicato dos servidores. A posse está marcada para o dia 2 de dezembro, ou seja, daqui a uma semana. 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade