Rotary mobilizado contra hepatite C
Victor Simião/CBN Maringá

Prevenção

Rotary mobilizado contra hepatite C

Saúde por Victor Simião em 28/07/2019 - 12:30

Entidade realizou testes rápidos para prevenir doenças em Maringá. Foi neste domingo (28).

Uma picada que pode salvar vidas. O sangue que escorre da ponta dos dedos guarda todas as informações necessárias para saber se pessoa tem ou não hepatite C. No mundo todo, o Rotary realizou campanhas com teste de prevenção à doença. Em Maringá, foi neste domingo, em frente ao Parque do Ingá. O dia 28 de julho é o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais.

O teste era rápido mesmo. Preencher uma ficha, aguardar em uma fila, levar a picadinha e esperar 10 minutos pelo resultado. Prevenir é o melhor caminho, disse o assistente de marketing Jean Carlos Alves, que aguardava o resultado do teste.

Em Maringá, a ação mobilizou cerca de 200 pessoas. O Rotary, junto a outras entidades, levou 650 kits de testes rápidos. No mundo, 328 milhões de pessoas estão com hepatites B e C. O presidente do Rotary Aeroporto, Ademir Avance, espera que exames possam prevenir novas doenças e quem sabe erradicá-las no futuro.

Alunos do curso de Farmácia do Unicesumar faziam os testes. Pelo menos três pessoas tiveram resultado positivo. O coordenador dos trabalhos, o farmacêutico Sidynei Mella, falou que daí a elas foi explicado a necessidade de procurar um médico.

Para quem fez o teste deu negativo, alivio. Foi o caso do aposentado José Benedito.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade