Saúde reforça vacinação após confirmação de casos de febre amarela em macacos no Paraná
Imagem Ilustrativa/Agência de Notícias do Paraná

Imunização

Saúde reforça vacinação após confirmação de casos de febre amarela em macacos no Paraná

Saúde por Carina Bernardino em 29/01/2019 - 09:12

O vírus foi confirmado em macacos encontrados mortos no Litoral. Estado criou um comitê operacional para enfrentamento da doença. Em Maringá, imunização é de rotina.

Os resultados dos exames realizados nos três macacos encontrados mortos em Antonina, no litoral paranaense, na última semana confirmaram o vírus da febre amarela no Estado. A notícia colocou a Secretaria da Saúde do Paraná em alerta, que criou um comitê operacional para enfrentamento da doença. O grupo vai atuar na investigação de casos, intensificação da vacinação até no tratamento de doentes, caso seja necessário.

Nessa segunda-feira (28), em videoconferência com as 22 regionais de saúde do estado ficou definido o reforço da vacina à população. Mas apesar da informação, a circulação do vírus da doença no Paraná ainda não levou muita gente aos postos de saúde de Maringá e isto nem deve ocorrer, segundo a chefe de vacinas, Edlene Goés. Ela disse que a imunização sempre esteve presente no estado e que a procura pela vacina tem sido normal, exceto pelo período de férias e de matrículas escolares. Edlene reforça que a imunização é obrigatória na faixa etária de 9 meses a 59 anos.

Após imunização, a vacina de febre amarela precisa de dez dias para começar a fazer efeito. A Sesa reforça ainda que a vacina é a única forma de evitar a doença, mas complementa que o uso de repelente também é indicado.

Os sintomas da doença são: febre com início súbito em pessoas que nunca tomaram a vacina ou com vacinação há menos de 10 dias, e que tenham estado em áreas de matas, rios ou áreas de circulação viral comprovada nos últimos 15 dias. Essas condições devem estar associadas a outros dois ou mais sinais, como cefaleia, náusea, vômitos e dores articular, abdominal, lombar e icterícia.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade