Semana Nacional do Ovo: conheça a produção de ovos férteis para fabricação de vacinas
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Instituto Butantan

Ovos controlados

Semana Nacional do Ovo: conheça a produção de ovos férteis para fabricação de vacinas

Saúde por Luciana Peña em 07/10/2021 - 16:02

Uma empresa com sede no Paraná é a maior produtora de ovos férteis para a fabricação de vacinas da América Latina. São produzidos 500 mil ovos férteis por dia distribuídos para vários laboratórios, entre eles o Butantan.

O ovo fértil ou ovo controlado é utilizado na fabricação de vários tipos de vacinas. Com 10 dias, é injetado o vírus no embrião e três dias depois o líquido amniótico é coletado. A partir daí o vírus passa por um processo para a retirada de uma proteína que será utilizada na vacina.

A maior granja de ovos férteis da América Latina está no Brasil. A sede da empresa é no Paraná, mas a produção dos ovos controlados é em granjas que ficam no interior de São Paulo. São produzidos 500 mil ovos por dia. O destino são vários laboratórios, entre eles o Butantan.

O biólogo Geraldo Cupertino da Cunha Neto, coordenador dos incubatórios, explica que a granja neste caso é diferente da granja tradicional. [ouça o áudio acima]

As granjas de ovos férteis da empresa estão nas cidades de Itirapina, São Carlos, Brotas e Araçatuba.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade