Sistema do TRF4 será usado na Prefeitura de Maringá
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Sistema do TRF4 será usado na Prefeitura de Maringá

O Assunto é Política por Diniz Neto em 27/05/2019 - 10:10

27 de maio.

Dia Mundial dos Meios de Comunicação.

No Brasil, hoje é o Dia Nacional da Mata Atlântica e Dia do Profissional Liberal.

 PREFEITURA DE MARINGÁ VAI USAR SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO TRF4

Na sexta-feira, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia assinou o termo de cessão do Sistema de Eletrônico de Informações (SEI), no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com a presença do seu presidente, desembargador federal Thompson Flores. O prefeito estava acompanhado do diretor de Tecnologia da Informação da prefeitura, Sérgio Maximilla. Participaram ainda o coordenador do SEI, juiz federal Eduardo Tonetto Picarelli; a diretora-geral do TRF4, Magda Cidade, e a coordenadora nacional do SEI, Patrícia Valentina Garcia.

Nesta mesma solenidade o governador do estado de Roraima, Antônio Denarium, também assinou o termo de cessão.

Ulisses Maia lembrou que a Câmara de Vereadores de Maringá foi uma das pioneiras no uso do SEI em todo o Brasil. O convênio de uso foi assinado quando ele presidiu a Câmara de Maringá pela primeira vez, na gestão 1997-1998.

O SEI foi totalmente criado por servidores do TRF4 em 2009 e hoje é usado por mais de 400 órgãos públicos em todo o país. Só no Poder Judiciário são mais de 40 instituições.

O direito de uso do SEI é cedido gratuitamente e permite a gestão eletrônica e simultânea das atividades administrativas, sem uso de papel, com a atuação dos setores envolvidos em tempo real, promovendo agilidade, sustentabilidade e economia de recursos. Atualmente, já são cerca de 2 bilhões de reais economizados pelos órgãos que seriam gastos somente com a compra de sistemas.

No meio eletrônico, os procedimentos estão sistematizados e disponíveis para consulta. Isso significa menos burocracia e mais celeridade.

 MEIO AMBIENTE

O doutor em Agronomia pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Ricardo Silva, extensionista da Emater, esteve na sexta-feira na reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente. Ele falou sobre projetos para Maringá, dentre eles o Água Limpa, que reúne Emater, Sanepar e prefeituras.

O projeto protege as nascentes, usando tecnologia de solo-cimento, numa ação com baixo custo e facilmente replicável. Vários municípios estão participando do projeto, com grande mobilização para proteção das nascentes.

Número de organizações internacionais apontam para uma triste realidade. No planeta, uma em cada seis pessoas não tem abastecimento de água adequado, o que representa 1 bilhão e 100 milhões de pessoas.

 PADRE LEO NÃO É PRÉ-CANDIDATO

Na semana passada recebi uma informação, de uma fonte confiável, que o candidato do PT a prefeito de Maringá não seria mais o deputado federal Enio Verri, mas o padre Leo.

Como confiei na fonte, não chequei com o padre e com o Enio Verri. Resultado: Barriga! Enganaram a minha fonte... e eu embarquei também na notícia falsa.

O padre Leo não é pré-candidato e não tem nenhuma intenção de participar da política partidária. 

MULHERES NA PREFEITURA DE MARINGÁ

A Prefeitura de Maringá tem 12.650 servidores. Deste total, quantas são mulheres? 76% são mulheres: 9.582 servidoras.

A Secretaria de Educação tem 5.205. A administração de Maringá tem, ainda, três mulheres no comando de secretarias: Secretaria da Mulher, Claudia Garcia Palomares; Secretaria de Educação, Gisele Colombari Gomes, e Secretaria de Planejamento, Gisele Colombari Gomes.

 MULHERES NA POLÍTICA

No sábado o Progressistas realizou um grande evento em Curitiba, com o tema “Mulheres Progressistas”. Palestras de Cida Borghetti, ex-governadora; Maria Victoria, deputada estadual e presidente do Progressistas no Paraná; Martha Marilia Tonin, advogada, e Liane Hardet, coach motivacional.

Em Maringá, Tereza Carvalho, presidente do PRTB Mulher de Maringá, vem se destacando, com novas ideias e ações para valorização da mulher na política local e estadual. Ela tem realizado um trabalho de mobilização e informação sobre a importância da participação da mulher na política.

Nas redes sociais, Claudia Bocchi administra o grupo “Café & Política”, com grande participação de mulheres, filiados e lideranças de diversos partidos. 

DEMOCRATAS
Outro grande evento político no estado também foi realizado na capital.

Com a presença do deputado federal Pedro Lupion, presidente do Democratas do Paraná, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, assumiu a presidência do partido na capital do estado.

À mesa, além de lideranças do Democratas, da primeira dama e do prefeito, lideranças dos Progressistas.

Na reunião, a ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, voltou a afirmar que o Progressistas devolverá ao prefeito Rafael Greca todo o apoio que recebeu durante a campanha ao governo do Estado, em 2018.

O Democratas está se organizando em todas regiões do Paraná. O objetivo é ter candidatos competitivos em todas as maiores cidades do estado.

 MANIFESTAÇÕES

Maringá teve manifestação ontem em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, as reformas, em especial da Previdência, comandada pelo ministro Paulo Guedes, e ao pacote Anti-Crime, defendido pelo ministro Sérgio Moro.

Maringá se somou às grandes cidades brasileiras que realizaram manifestações semelhantes.

Em Maringá, segundos os organizadores, a manifestação reuniu 10 mil pessoas.

O ministro Sérgio Moro se manifestou assim, no seu twitter: “Festa da democracia. Povo manifestando-se em apoio ao Presidente Bolsonaro, Nova Previdência e ao Pacote anticrime. Sem pautas autoritárias. Povo na rua é democracia. Com povo e Congresso, avançaremos. Gratidão. #Brasil.”

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade