SOS Tecpar Maringá
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

SOS Tecpar Maringá

O Assunto é Política por Diniz Neto em 07/08/2019 - 10:18

7 de agosto, quarta-feira. 
Há 13 anos, em 7 de agosto, era sancionada a Lei Maria da Penha
Desde a sua publicação, a lei é considerada pela Organização das Nações Unidas como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres.
Infelizmente os assassinatos e a violência contra a mulher continuam ocorrendo. A lei ao menos tem contribuído para reduzir a impunidade e para ampliar o conhecimento sobre o problema. As mulheres têm denunciado a violência e foram ampliadas as estruturas de apoio e proteção.
Maringá está entre as cidades brasileiras que têm uma Secretaria da Mulher e mantém uma casa abrigo que é referência no Paraná.  

 

Assuntos na coluna de hoje: 
- PUPIN DEIXA O PROGRESSISTAS
- CONSELHO TUTELAR
- MARINGAENSES APROVADOS NO RENOVA BRASIL
- RETA FINAL DA ELEIÇÃO NA FIEP
- SOS TECPAR MARINGÁ


PUPIN DEIXA O PROGRESSISTAS
A assessoria do partido Progressistas distribuiu ontem, mais para o final da tarde, a informação de que o ex-prefeito Roberto Pupin encaminhou ofício renunciando ao cargo de presidente municipal do partido e pedindo a sua desfiliação.
Na carta de renúncia e desfiliação Pupin não escreve sobre a sua provável pré-candidatura. Mas a nota do partido afirma que ele será candidato a prefeito por outra sigla.
Ainda na nota, o Progressistas informa que “só definirá seu candidato próprio nas convenções em julho do ano que vem”. Silvio Barros permanece no partido e é o pré-candidato preferencial. Porém, de acordo com manifestação oficial do partido só ficaremos sabendo se ele será candidato ou não no dia da convenção do Progressistas, em julho de 2020.

 

CONSELHO TUTELAR
Foi divulgado resultado dos candidatos aprovados para a eleição aos conselhos tutelares.
Dos 61 participantes, 32 foram aprovados.
A reprovação seria ainda maior se sete das 40 questões não tivessem sido anuladas. A prova foi elaborada pela Unespar – Paranavaí.
A eleição para o Conselho Tutelar será realizada no dia 6 de outubro, primeiro domingo do mês.
Muito importante conhecer os candidatos e escolher as pessoas mais qualificadas para a função, que é muito importante para preservar os direitos da criança e dos adolescentes.

MARINGAENSES APROVADOS NO RENOVA BRASIL
O RenovaBR é um movimento que surgiu para estimular pessoas comuns a se prepararem para participação na política. Segundo eles se denominam, são “uma iniciativa de formação de lideranças e de engajamento cívico”.
Não são ligados a partidos e nem a outras instituições, de qualquer tipo ou caráter.
Eles realizaram uma prova seletiva para o Curso RenovaBR Cidades 2019, que visa preparar pessoas para as eleições municipais. 31 mil pessoas se inscreveram e mil foram selecionadas. De Maringá estão na lista dos aprovados Aline Câmara Dias, Daniel Silva Maciel, Leonardo Mateus Gusmão Lopes e Marcos Willian Loiola da Costa.

RETA FINAL DA ELEIÇÃO NA FIEP
Reta final da eleição para a nova diretoria da FIEP. Duas chapas concorrem. Chapa de situação, “Foco na Indústria - Fiep para os Sindicatos”, liderada pelo industrial maringaense Carlos Walter Martins Pedro, e a chapa de oposição “Sindicato Forte - Fiep Maior”, liderada pelo industrial José Eugênio Gizzi.
Em 75 anos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) nunca aconteceu a eleição de uma chapa de oposição.
O movimento por mudança na federação ganhou força por diversos fatores internos. Os dois candidatos são considerados muito bons, com carreiras limpas e bem-sucedidas. A avaliação se aprofunda, e parece ser essa grande questão a ser respondida na eleição da próxima quarta-feira, dia 14 de agosto, sobre quem apoia quem, além das práticas de governança adotadas e propostas.
Neste aspecto as questões locais e regionais dão lugar ao interesses da indústria do Paraná como um todo e esquentam o debate.
A Fiep representa 20% dos empregos formais do Paraná e um setor que responde por 50% das exportações do estado.
Gizzi concedeu entrevista à CBN Maringá ontem. Carlos Walter também será ouvido. 
Vamos acompanhar a reta final dessa eleição.

SOS TECPAR MARINGÁ
A informação foi publicada ontem na coluna Contraponto, de Celso Nascimento e equipe. O texto é o seguinte:
“O alerta vem de Brasília. O Paraná corre um sério risco de perder R$ 82 milhões do ministério da Saúde para a construção de uma fábrica de medicamentos do Tecpar em Maringá.
A informação é que caso o prazo do convênio assinado em 2017 não seja prorrogado pelo ministério os recursos podem ser recolhidos pelo governo federal. Os posicionamentos do novo presidente do Tecpar, Jorge Callado, e do governador, Carlos Massa Ratinho Jr, são considerados decisivos para a manutenção do acordo.
O contrato prevê a construção do Centro Biotecnológico do Tecpar em um terreno já doado pela prefeitura de Maringá. A unidade de fill and finish contará com uma fábrica para formular, envasar, embalar e armazenar medicamentos biológicos.
Em abril, ainda sob a gestão de Fábio Cammarota, o Tecpar deixou de vender quase R$ 400 milhões para fornecer 435 mil doses do Trastuzumabe – moderna droga de combate ao câncer de mama.”
Temos falado muito aqui na CBN e na coluna Zona Livre sobre a importância dessa unidade da Tecpar no Parque Tecnológico de Maringá. Neste caso falamos do futuro de Maringá, da vocação da cidade e da região a partir de investimentos em tecnologia.
Fundamental que os representantes da cidade, nossos deputados, se unam imediatamente, com apoio da sociedade organizada, para garantir esses recursos e acelerar o início dessa obra, que atrairá muitos outros investimentos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade