Startup maringaense nasceu durante a pandemia e já gerou mais de 2 mil empregos
Foto: Ilustrativa/Pixabay

Aviação

Startup maringaense nasceu durante a pandemia e já gerou mais de 2 mil empregos

Economia por Letícia Tristão em 24/03/2021 - 15:06

É uma plataforma gratuita para cadastro de currículos e para empresas cadastrarem vagas de emprego. Mesmo sendo específica para o mercado da aviação, um dos setores mais impactados, a resposta na geração de empregos foi surpreendente.

A pandemia afetou a economia e trouxe muitas incertezas sobre o mercado de trabalho. Mas em Maringá, a necessidade de fomentar a geração de emprego deu o ponta pé inicial em uma startup que vive um crescimento exponencial, mesmo durante a crise. E o mais interessante é que o nicho de mercado é o setor da aviação, um dos mais impactados pela pandemia.

Em maio do ano passado, o consultor aeronáutico Francisco Mendes criou uma plataforma gratuita para recrutamento de profissionais para a indústria aeronáutica e serviços de apoio ao setor, a AirTalent. É a primeira empresa do país nesse ramo. A meta era até o final do ano ter mil currículos cadastrados. Mas a meta foi batida em apenas duas semanas.

[ouça o áudio acima]

Segundo ele, foi justamente esse período de pandemia que levou as pessoas a buscarem recolocação no mercado, mesmo a aviação sendo um dos setores que foi mais atingido.

[ouça o áudio acima]

Diretamente, a empresa já gerou mais de dois mil empregos. Indiretamente, a startup estima que foram mais de cinco mil. São vagas de trabalho preenchidas em todo o Brasil. Segundo Mendes, a aviação é um nicho bastante fechado, mas é um mercado grande de oportunidades.

[ouça o áudio acima]

A Raphaela Menezes é de Belo Horizonte (MG), el aé mecânica aeronáutica e ficou desempregada logo no início da pandemia. Depois de uns meses, ela cadastrou o currículo no aplicativo da plataforma e em menos de duas semanas, estava contratada.

[ouça o áudio acima]

Hoje, em menos de um ano, a empresa tem 12 mil currículos cadastrados.

[ouça o áudio acima]

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade