Taxa de contágio em Maringá é de 1,4 e a taxa de isolamento está entre 40 a 50%
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/PMM

Saúde

Taxa de contágio em Maringá é de 1,4 e a taxa de isolamento está entre 40 a 50%

Cidade por Luciana Peña em 23/03/2021 - 16:42

As informações são da Prefeitura de Maringá em resposta aos questionamentos da CBN Maringá. Confira:

CBN - Na sexta-feira (19), o prefeito garantiu que o estoque de medicamentos para entubação é suficiente para até 15 dias. Mas no fim de semana, fontes da CBN disseram que o HM tem medicamento suficiente até quarta-feira.

PMM - Temos estoque vinda do governo estadual e de compras emergencial o suficiente para atender toda a população, por cerca de 10 a 12 dias. Estamos em contato constante com fornecedores. Caso o Ministério da saúde revogue o “confisco” de medicamentos, temos condições de adquirir o produto com rapidez. Hoje, estamos em constante contato com a Secretaria de Saúde do Estado e com o Ministério da Saúde que nos garantem que não deixarão faltar medicamentos para o tratamento da Covid-19.

CBN - A Prefeitura está comprando 3 mil testes de Covid-19. Mas existem 21 mil suspeitos. Esses 3 mil testes são para quantos dias? A compra será renovada?

PMM - Os testes de RT PCR são para utilização a critério médico no atendimento de pacientes que procuram atendimento nas UPAS, e naqueles internados no HMM, com a necessidade de mais testes será ampliado a compra para testagem de acordo com a solicitação médica. Estes 3.000 testes são o primeiro lote. A Prefeitura de Maringá criou um mecanismo que permite comprar novos lotes conforme a necessidade. Estamos realizando os testes nos pacientes que procuram as unidades de saúde do município com suspeita da doença. O objetivo é, de forma mais rápida, descartar que o indivíduo está contaminado ou isolar os pacientes que tiverem a confirmação da doença. Temos previsão de comprar mais testes quando o atual estoque terminar

CBN - Especialistas dizem que é importante fazer campanhas educativas para ensinar a população a fazer o isolamento correto. Por exemplo: o que fazer com as roupas do isolado? A comida… enfim… A prefeitura pensa nesta estratégia?

PMM - Está estratégia já está sendo adotada com o patrulha pela vida, em parceria com a secretaria de comunicação. A pessoa contaminada que fica em quarentena deve se isolar dos demais moradores de uma casa, permanecendo em quarto bem ventilado. Deve evitar circular pela casa e as janelas e portas devem ficar a maior parte do tempo possível abertas. Se houver necessidade de o paciente circular pela casa, todos devem usar máscaras de proteção e lavar as mãos com álcool em gel. O distanciamento do doente é necessário. Não compartilhar toalhas ou objetos como talheres, pratos e outros. Superfícies que o paciente toca devem ser desinfetadas frequentemente.

As roupas devem ser lavadas separadas com água e sabão comum. Os objetos descartáveis do paciente devem ser acondicionados em saco de lixo específico. É importante que os pacientes que apresentarem piora no quadro devem procurar atendimento médico.

CBN - Especialistas apontam que seria inteligente concentrar os pacientes das unidades HM, Zona Sul e Zona Norte, no Hospital da Criança. Seria uma forma de otimizar recursos humanos. A prefeitura concorda?

PMM - Com a necessidade e capacidade do hospital da criança atender os pacientes, vamos abrir uma nova referência, se assim for preciso. Otimizar recursos é nossa prioridade, e estamos fazendo avaliação e auditoria constante neste sentido. A Prefeitura de Maringá encontrou uma forma que tem sido bastante eficiente em lidar com a crescente demanda de procura por atendimento médico-hospitalar. O Hospital Municipal teve inicialmente algumas de suas alas dedicadas ao atendimento da doença. À medida que a pandemia foi aumentando, todas as alas do hospital, com exceção do setor psiquiátrico, passaram a atender a doença. Na sequência, o município incorporou a este atendimento exclusivo, a UPA Zona Sul e a Policlínica Zona Sul. Assim, criou-se um complexo hospitalar para atendimento da Covid-19. No momento seguinte, quando estas unidades tiveram 100% de sua disponibilidade para o atendimento Covid ocupada, esse complexo foi expandido para a UPA Zona Norte. Paralelamente, a UBS Quebec foi transformada em UPA de forma que pudesse atender os pacientes não Covid. Esta estratégia permitiu que a cidade pudesse suprir a demanda por tratamento da doença, inclusive atendendo pacientes da 15a Regional de Saúde (30 municípios), apenas expandindo UTIs e Leitos. Essa política eficiente da Secretaria Municipal de Saúde fez com que se provesse o número de leitos necessários durante o aumento da demanda por Covid-19.

Em relação ao Hospital da Criança, a Prefeitura, com a Organização Mundial da Família, estão acelerando o processo de entrega da obra ao Município para que o espaço seja utilizado como apoio ao atendimento Covid. Isso implica em um compromisso especial entre as partes, já que a Organização se comprometeu em entregar a obra equipada e com pessoal contratado e treinado. Em virtude da situação de excepcionalidade da pandemia, a Prefeitura vai aceitar a entrega em partes como forma de usar o hospital como apoio ao complexo de saúde municipal utilizado no enfrentamento à pandemia.

CBN - Qual a taxa de isolamento social desde o dia 27 de fevereiro, quando começaram as medidas restritivas?

PMM- taxa de isolamento está em torno de 40 a 50% neste período acima mencionado.

CBN - Qual a taxa R ,de contágio?
PMM - Último R levantado estava em 1.4

CBN - A fiscalização está também coibindo lotação no transporte coletivo?
PMM - Sim, com protocolos educativos e de cuidados.

CBN- Existe alguma estimativa sobre a compra de vacinas por parte do município?
PMM- O município tem negociado com vários fornecedores individualmente e também via Federação Nacional de Prefeitos. A expectativa é de que a compra seja feita pela Federação, por meio do Consórcio Conectar, o Consórcio Nacional para Aquisição de Vacinas das Cidades Brasileiras.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade