Taxa de desocupação no Paraná caiu em outubro
Imagem meramente ilustrativa | Foto: Gilson Abreu/AEN

Boa notícia

Taxa de desocupação no Paraná caiu em outubro

Economia por Luciana Peña em 02/12/2020 - 11:30

Dados são da Pnad Covid-19 e foram divulgados nessa terça-feira (1º). A pesquisa estimou uma taxa de desocupação de 10,1% em outubro, 9% a menos em relação a setembro quando a taxa estava em 11,1% da força de trabalho, que é a soma de ocupados e desocupados e que em outubro estava em pouco mais de 5 milhões e 800 mil pessoas no Paraná.

A sexta pesquisa mensal da Pnad Covid-19, divulgada esta semana, revelou que em outubro menos gente estava sem ocupação no Paraná, na comparação com o mês anterior.

A taxa de desocupação caiu e a de ocupação aumentou, mas neste caso graças em boa parte pelo trabalho informal. Os dados são uma estimativa com base na apuração mensal feita por telefone pelos pesquisadores do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Conforme explica o coordenador da pesquisa em Maringá, Sérgio Ricardo Braga. [ouça no áudio acima]

A pesquisa também trouxe números sobre a renda dos paranaenses durante a pandemia, empréstimos feitos pelas famílias neste período e sobre o auxílio emergencial. [ouça no áudio acima]

A Pnad Covid-19 tem o objetivo de identificar indivíduos com sintomas da doença e o impacto da pandemia no mercado de trabalho.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade