Taxa de transmissão da Covid-19 em Maringá cai, mas ainda é considerada alta
Imagem ilustrativa/foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Pandemia

Taxa de transmissão da Covid-19 em Maringá cai, mas ainda é considerada alta

Saúde por Fabio Guillen/GMC Online em 30/03/2021 - 19:11

A taxa de transmissão da Covid-19 em Maringá, também chamada de Rt, está em 0.9, segundo informações do secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, nesta terça-feira (30). De acordo com Puzzi, isso significa que cada 100 pessoas com Covid-19 podem contaminar outras noventa. 

“A taxa de transmissão baixou após os decretos. Em fevereiro a taxa era de 2.3 mais ou menos. No começo de março ela caiu para 1.38 depois dos decretos e agora no final de março caiu para 0.9. Só que ainda é alta essa taxa e precisamos baixar mais”, disse Puzzi. 

A taxa de transmissão é um dos fatores que o poder público avalia na hora de elaborar decretos e liberar ou restringir atividades econômicas. Os fatores avaliados são a taxa de transmissão, taxa de positividade e ocupação de leitos de UTI. 

“Elas são muito importantes para que a gente identifique quais medidas serão tomadas para conter a disseminação da doença. Esses índices são importantes para que a gente coloque em pauta as novas estratégias de abertura do comércio e também da economia que são avaliadas todas as semanas pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19”, disse o secretário. 

Ainda segundo Puzzi, somente a taxa de ocupação de leitos não caiu. Os leitos de UTI para Covid-19 na rede pública e privada estão acima dos 100% da capacidade. A situação ainda é muito preocupante, segundo o secretário. Já a taxa de positividade caiu de 73% para 53%, na semana anterior, de acordo com informações do secretário. Isso significa que a cada 100 exames realizados, pelo menos a metade tem resultado positivo em Maringá. 

“Se a gente conseguir manter essa taxa de transmissão e positividade em quedas muito provavelmente conseguiremos baixar a taxa de ocupação de UTI. Mas a população precisa nos ajudar e fazer a sua parte. Usar máscara sempre e evitar aglomeração”, comentou Puzzi.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade