TCE apura irregularidades em contas da UEM e de outras universidades
Divulgação/UEM

Fiscalização

TCE apura irregularidades em contas da UEM e de outras universidades

Educação por Carina Bernardino em 25/01/2019 - 09:42

Auditoria interna apontou problemas em pagamentos de horas extras, adicional noturno e de verba por dedicação exclusiva. UEM afirma que não há problemas com a gestão de pessoal.

O TCE (Tribunal de Contas do Paraná) vai fazer a tomada de contas das sete universidades estaduais: UEM, UEL, UEPG, Unioste, Unicentro, Uenp e Unespar. Segundo o órgão, a decisão de fiscalização foi tomada após julgamento do Relatório de Auditoria elaborado pela Sexta Inspetoria de Controle Externo, que avaliou a legalidade dos atos de gestão administrativa, transparência e eficiência de gastos na área de pessoal dessas instituições.

As auditorias do Plano Anual de Fiscalização do TCE-PR foram realizadas em 2017. No levantamento consta, por exemplo, supostas irregularidades no pagamento de horas extras por servidores da UEM, UEL, UEPG e Unioste. Em nota emitida na noite dessa quinta-feira (24), a Universidade Estadual de Maringá disse que não há irregularidades na gestão de pessoal e explicou, que sobre o pagamento de horas extras, o recurso tem sido utilizado de forma “paliativa”. Segundo o reitor da UEM, Júlio Damasceno, o déficit na instituição é de 704 agentes universitários.

A auditoria do TCE-PR também apontou problemas no pagamento de verba por tempo integral e dedicação exclusiva para servidores da UEM, UEL, Unicentro e Unioeste. Em relação a este item, o reitor esclareceu que o benefício encontra fundamento nas disposições do Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado do Paraná.

Na fiscalização do Tribunal de Contas do Paraná também foi colocado que o cálculo utilizado pela UEM e UEL para pagamento de adicional noturno está em desacordo com o adotado pelo Estado. Segundo a instituição maringaense, o percentual foi corrigido desde abril de 2018, quando a UEM já passou a pagar 20% de adicional seguindo a orientação do Tribunal.

De acordo com o TCE-PR, a tomada de contas das sete universidades estaduais é um processo que visa identificar e quantificar danos ao patrimônio público, bem como apontar os responsáveis por esses danos e puni-los. As instituições de ensino superior podem recorrer das determinações do Tribunal de Contas do Paraná.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade