Técnicos das regionais de saúde recebem treinamento para aplicar novo veneno
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Dengue

Técnicos das regionais de saúde recebem treinamento para aplicar novo veneno

Saúde por Luciana Peña em 12/02/2020 - 14:14

O Cielo foi formulado para matar o mosquito Aedes aegypti, que se tornou resistente às fórmulas antigas. É mais mais uma ferramenta para acabar com a dengue. Maringá tem mil casos confirmados e uma morte provocada pela doença.

Quando os casos de dengue aumentam, a população se sente mais segura vendo o carro fumacê passando em frente de casa. É uma ilusão. Segundo as autoridades de saúde, o que garante segurança mesmo à população é a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Mas o fumacê é uma das estratégias de combate à doença. O inseticida usado no pulverizador era o Malation, que matava o mosquito alado. Matava, porque o Aedes se adaptou e agora sobrevive ao contato com o veneno. Uma nova fórmula foi criada e será usada no país. É o Cielo, fabricado com substâncias para as quais o Aedes não tem defesa, por enquanto. Um treinamento em Maringá prepara técnicos das regionais de saúde  para o uso do novo veneno, diz Ivana Belmonte, coordenadora da vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Paraná. 

O Aedes aegypti também é resistente aos inseticidas domésticos. Então não adianta pulverizar a casa toda com estes produtos.

O fumacê deve ser visto em breve nas ruas de Maringá, mas nenhum morador pode baixar a guarda com o cuidado diário de eliminar os criadouros do mosquito.

Maringá tem mil casos confirmados de dengue e uma pessoa morreu por causa da doença no atual ciclo epidemiológico.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade