Telefonia com liberdade
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Telefonia com liberdade

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 13/09/2019 - 08:35

As empresas que atuam nas telecomunicações no Brasil poderão fazer investimentos sem a interferência do governo. O marco regulatório das telecomunicações, o Projeto de Lei Complementar 79, permite que as operadoras invistam naquilo que é a tendência do mercado e não o que determina as necessidades impostas pelo estado.

A privatização das telecomunicações, de 1997, fez com que a estrutura pública de transmissão e comunicação fosse concedida as empresas privadas. Hoje, a TIM, Vivo, Claro e Oi dominam um mercado que já foi estatal. Elas são as que detém a concessão e agora podem investir no mercado onde há mais rentabilidade. Um exemplo é a telefonia móvel que cresce enquanto o governo exige investimentos na telefonia fixa, em franca decadência.

Parte considerável da estrutura de telecomunicações ainda pertence ao poder público. Agora, isto pode ser transferido para a iniciativa privada através de compra ou troca de serviços. Desta forma, o crescimento das telecomunicações atenderia aos interesses do mercado, da população. Podemos viver uma modernização mais rápida dos serviços, já que a concorrência entre as empresas pode ser aberta, sem determinações do poder público.

Há a possibilidade de empresas como a Oi, que está vivendo uma recuperação judicial ser beneficiada. Com a possibilidade de investir onde o mercado necessita, a empresa pode ter retorno mais rápida, superar sua crise financeira ou ser atrativa para ser adquirida por outra empresa.

Por isso, a liberdade econômica é fundamental. Permite o crescimento e garante a valorização dos interesses da sociedade como consumidora de serviços e produtos. Ela pode superar os entraves determinados pelas regras do poder público em uma área vital que é a comunicação. Esta medida pode servir de padrão para outros setores que ainda contam com o controle excessivo do estado ou mesmo com sua participação.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade