TJ decide que enfermeiros devem trabalhar 40 horas no HU de Maringá
ASC/UEM

Segunda instância

TJ decide que enfermeiros devem trabalhar 40 horas no HU de Maringá

Saúde por Victor Simião em 03/04/2020 - 18:20

217 servidores vêm atuando 36 horas semanais. O Ministério Público pediu que houvesse essa correção. Em primeiro grau, a Justiça determinou as 40 horas semanais. A UEM recorreu. Agora, a decisão é de segundo grau. Procurada, a universidade disse que deve se manifestar nos próximos dias.

Por meio de um acórdão, a 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná decidiu que 217 técnicos de enfermagem e enfermeiros do Hospital Universitário da UEM devem trabalhar 40 horas semanais. A determinação foi publicada no dia 27 de março, e já deve passar a valer. O TJ reiterou, portanto, a sentença de primeira instância, proferida no ano passado. 

 

O resultado vem de um longo processo. Em 2016, o Ministério Público, em Maringá, recomendou à UEM que aumentasse a carga horária desses servidores, o que não foi atendido. Depois, quando o MP acionou a Justiça, a Universidade Estadual de Maringá se justificou por meio de acordos coletivos - algo que a primeira instância não concordou.  A UEM recorreu. 

 

Na segunda instância, no Tribunal de Justiça, a desembargadora Astrid de Carvalho seguiu a decisão da primeira instância dizendo que a convenção coletiva fere o princípio da legalidade do trabalho, registada na Constituição Federal. Ela escreveu o seguinte: "em observância aos princípios da isonomia e da legalidade, a carga horária de 40 (quarenta) horas semanais deve ser cumprida por todos os servidores de Enfermagem do Hospital Universitário de Maringá”. 

 

Um dos responsáveis pela denúncia que levou o Ministério Público a instaurar um processo administrativo foi o técnico de enfermagem Amilkar Pedrosa, servidor do Hospital Universitário há seis anos. Em conversa com a reportagem, ele disse que há escassez de servidores devido à falta de reposição de aposentadorias, licenças e férias. Na avaliação dele, um servidor que faz 36 horas semanais pode deixar de cumprir até 20 horas por mês.  Em uma escala maior, significa perda de profissionais. E aí menos gente atendendo quem precisa. 

 

Procurada, a Universidade Estadual de Maringá informou que está concentrada em esforços relativos à Covid-19. A pró-reitoria disse que deve dar uma resposta nos próximos dias.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade