Trânsito violento
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20 (Foto: Redação)

O Assunto é Política

Trânsito violento

O Assunto é Política por Diniz Neto em 25/09/2019 - 14:22

25 de setembro, quarta-feira. Faltam 97 dias para o fim de 2019.

Dia Nacional do Trânsito. A data foi instituída a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
As mortes em acidentes de trânsito superam as mortes por homicídios. Ou seja, o trânsito é a área mais violenta e perigosa do país.
A cada hora, morrem cinco pessoas no Brasil em acidentes de trânsito.
Em 2019 também tem ocorrido muitas mortes no trânsito de Maringá. Já são mais de 30. Precisamos de muita conscientização e, principalmente, que as pessoas respeitem os sinais e as leis de trânsito.

Na coluna de hoje:
- COMERCIANTES EM TORNO DO TERMINAL PROTESTAM
- GABINETE ITINERANTE
- IMPOSTO PROGRESSIVO É SUPENSO
- ORÇAMENTO PARA 2020
- PRESTAÇÃO DE CONTAS DA SAÚDE
- AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR
- CRISE CLIMÁTICA
- PLANO DE GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA DE MARINGÁ
- DISCURSO DE BOLSONARO NA ONU

COMERCIANTES EM TORNO DO TERMINAL PROTESTAM
Comerciantes que têm lojas nas imediações do terminal em construção realizaram um protesto No começo da manhã dessa quarta-feira, 25 de setembro.
Eles reclamam de mais uma mudança na data de inauguração do terminal.
Registram que foi garantido que a inauguração seria para setembro e agora foi mudado para o final de novembro.
Para os pontos de ônibus, segundo eles, havia uma promessa de abrigos em vidro ou acrílico, para deixar as lojas visíveis. Mas nada foi feito ou melhorado. As lojas estão escondidas.  
Foi solicitado para a prefeitura fiscalização dos ambulantes que estão no local e nas imediações, mas isso não aconteceu.
Os comerciantes classificam seu movimento como “indignação e repúdio, pois parece que o sofrimento e tudo que está prejudicando os cidadãos, os comerciantes, pouco está importando”.
Eles pedem apoio, pois estão desesperados e não sabem a quem recorrer.

GABINETE ITINERANTE         
O vereador Odair Fogueteiro (PHS) realiza nesta quarta-feira, à tarde, das 14 às 17 horas, na Paróquia São Francisco de Assis , mais uma etapa do seu gabinete itinerante,
Com a sua equipe e voluntários, o vereador presta atendimento e serviços à população. Muito interessante e útil o seu gabinete itinerante. Uma forma de estar mais próximo da população.

IMPOSTO PROGRESSIVO É SUPENSO
Os vereadores aprovaram a suspensão da cobrança do imposto progressivo. Desde 2017 o imposto não vem sendo cobrado.
Segundo o vereador Sidnei Telles, a lei em vigor vinha sendo contestada, com sucesso, na Justiça. Também era preciso rever critérios da sua aplicação.
Como o Plano Diretor está sendo revisto, os poderes Executivo e Legislativo concordaram em suspender a cobrança, enquanto novos critérios são estudados.
O objetivo da lei é incentivar o uso de áreas no perímetro urbano, reduzindo as áreas vazias na cidade.

ORÇAMENTO PARA 2020
A Secretaria da Fazenda (Sefaz) apresentou na tarde de ontem, terça-feira 24 de setembro, a proposta de orçamento da prefeitura de Maringá para 2020.
O valor do orçamento apresentado foi de R$ 1 bilhão e 794 milhões, 5,27% a mais que o orçamento para 2019.
Os setores com mais recursos no orçamento são a Saúde (29,58%) e a Educação (18,64%). A proposta orçamentária será enviada para a Câmara Municipal até 30 de setembro.
Na Câmara, o orçamento deve ser estudado e poderá receber emendas.

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA SAÚDE
Será nesta quarta-feira, dia 25 de setembro, às 14 horas, na Câmara Municipal de Maringá, audiência pública da Secretaria Municipal de Saúde referente ao segundo quadrimestre de 2019.

FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o requerimento do deputado Delegado Jacovós para criação de uma Frente Parlamentar em Defesa das Micro e Pequenas Empresas do estado.
O deputado argumentou que as microempresas geram muitos empregos (mais de 50% dos empregos formais), contribuem com o desenvolvimento dos municípios e impulsionam a economia local, gerando renda, com produtos e serviços.
Essas empresas precisam de incentivos, políticas públicas e financiamentos específicos, permitindo que mais pessoas possam ter a alternativa de empreender, de permanecer no mercado e crescer.  
Outros quinze deputados irão compor a Frente Parlamentar, sendo unânimes em relação aos objetivos a serem alcançados, entre eles, melhoria das políticas públicas e fiscais do governo do Paraná, buscando mais atenção e valorização a esse segmento.

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR
Nesta quarta-feira, às 17h30, será realizada audiência pública na Câmara Municipal sobre o processo de escolha dos conselheiros tutelares de Maringá.
Em reunião prévia foi definida a presença de 20 dos 41 candidatos. Só poderão participar da audiência os candidatos que estiveram na reunião prévia realizada na semana passada, na Câmara Municipal.
A iniciativa dessa audiência é do vereador Jean Marques (PV).
A eleição para o Conselho Tutelar será realizada no dia 6 de outubro.

CRISE CLIMÁTICA
O secretário-geral da ONU, o português António Guterres, disse ontem na assembleia geral da ONU, que é preciso mudar a forma de falar sobre o meio ambiente. Por exemplo, precisamos deixar de falar em mudanças climáticas para falar em crise climática.

PLANO DE GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA DE MARINGÁ
Assim como fiz com a consulta pública sobre os rios, vou repetir aqui diariamente essa agenda importantíssima para Maringá. Dia 27, próxima sexta-feira, às 13 horas, será realizada audiência pública na Câmara para apresentação e discussão do Plano de Gestão da Arborização Urbana de Maringá.
Insisto que tão importante quanto aprovar com rapidez esse plano, é incluir recursos para a arborização urbana da cidade nas leis orçamentárias para 2020.

DISCURSO DE BOLSONARO NA ONU
As opiniões se dividiram na avaliação do discurso do presidente Jair Bolsonaro, na ONU. Houve quem não gostou e muitos aplaudiram o presidente. Um deles foi o presidente dos Estados Unidos, Donaldo Trump.
O maringaense Homero Marchese, deputado estadual, qualificou o discurso de Bolsonaro como histórico.
E a sua opinião? Mande uma mensagem para o whatsapp (44) 99122 8715 – Diniz Neto.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade