Transporte de carga superdimensionada altera o trânsito na BR-376
Foto: PRF

Escolta

Transporte de carga superdimensionada altera o trânsito na BR-376

Paraná por Letícia Tristão em 13/01/2026 - 10:29

A Polícia Rodoviária Federal emitiu um comunicado de que que nesta terça-feira (13), a partir das 08h, haverá o deslocamento de uma carga superdimensionada na BR-376, no trecho entre Nova Esperança e Nova Londrina, em um percurso com mais de 100 quilômetros.

O transporte será feito com escolta da PRF e tem Autorização Especial de Trânsito (AET).

O tempo estimado de deslocamento, caso não haja intercorrências, é de aproximadamente 4 horas.

Segundo a PRF, o trajeto inclui trechos de pista dupla até Paranavaí e pista simples até Nova Londrina, o que vai causar alterações no tráfego e exige mais atenção dos motoristas nas estradas.

De acordo com a PRF, em trechos duplicados, o comboio ocupa praticamente as duas faixas de rolamento, não havendo espaço para ultrapassagens por veículos que trafegam no mesmo sentido. Por isso, não será permitida a ultrapassagem durante o deslocamento da carga.

Em pontos onde existam passarelas ou viadutos, a carga fará desvio para a via marginal, permitindo a liberação temporária do tráfego nesses locais. Já nos trechos de pista simples, o comboio ocupará as duas faixas de rolamento.

Os veículos que trafegam no sentido contrário ao da carga serão direcionados para o acostamento, sob orientação da PRF. Já os veículos que seguem no mesmo sentido da carga (sentido Paranavaí – Nova Londrina) deverão aguardar atrás do comboio, mantendo distância.

Dependendo das condições do tráfego e das características do local, a PRF poderá realizar paradas momentâneas do comboio e implantar sistema de “pare e siga”, permitindo que os veículos acumulados atrás da carga prossigam viagem.

A orientação geral é que os motoristas reduzam a velocidade ao avistar o comboio; mantenham distância segura; não tenta ultrapassar sem autorização; evite paradas para fazer imagens; planeje rotas alternativas se possível e tenha paciência. Em caso de emergência, o telefone de contato da PRF é o 191.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade