Universidades estaduais precisam de ajuda
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Universidades estaduais precisam de ajuda

O Assunto é Política por Diniz Neto em 26/04/2019 - 10:13

 UNIVERSIDADES ESTADUAIS TÊM GRAVES PROBLEMAS A RESOLVER

As universidades estaduais do Paraná vêm acumulando problemas, ao longo dos anos.

Além dos reflexos disto no ensino, há uma área em especial que é duramente atingida, a saúde.

Não tem havido a reposição do quadro técnico da UEM e outras universidades. Há um grande número de aposentadorias, sem a natural e necessária reposição.

Hoje a solução tem sido o credenciamento de profissionais. Mas as universidades sofrem, de forma intensa, os efeitos da desvinculação de receitas, a chamada DREM, e com contingenciamento de recursos que deveria receber. A perda tem sido de 30% das receitas próprias da UEM e universidades, inclusive recursos do SUS, taxas, restaurante e outras áreas. Na prática, as universidades estão com a sua capacidade de pagamento exaurida. No popular, sem grana, e, com isto, sem condições de atender a população na área da saúde.

A Farmácia Escola da UEL já fechou.

Em Maringá o problema está atingindo também o Lepac, maior laboratório estadual, atrás apenas do Lacen, de Curitiba.

A UEM já entrou em contato com o secretário de Saúde, Beto Preto, apresentando um relatório das suas dificuldades de pessoal e de recursos. O secretário já solicitou à Secretaria da Fazenda a liberação dos recursos para as universidades sem a desvinculação de receitas, ou seja, a retenção de 30% das receitas e o seu direcionamento para outras áreas.

O certo é que este é um tema extremamente relevante, que deve merecer a prioridade da atenção dos deputados estaduais e da sociedade organizada, com uma ampla mobilização em defesa da UEM e das demais universidades estaduais.

 COMUNICAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO

As universidades, ao longo do tempo, pressionadas por problemas internos, que vão do corporativismo a privilégios, têm sofrido com problema reais, como a reposição do quadro de servidores, por morte, aposentadorias e afastamentos.

Um dos problemas é a falta de capacidade das universidades de conseguirem passar a sua realidade à opinião pública e à sociedade organizada.

Os problemas internos certamente ajudam a ampliar o argumento de que o problema é da gestão das universidades, mas isto não é toda a verdade.

Junto a uma avaliação interna, com reflexão e saneamento do corporativismo, as universidades precisam encontrar canais de comunicação com a representação política, a sociedade e a população, em busca de novos caminhos.

 R$ 50 MILHÕES

No segundo semestre de 2018, o governo do Estado garantiu R$ 50 milhões para a UEM. Dinheiro para concluir obras. É muito importante que estes recursos sejam efetivamente destinados à UEM. A consolidação da universidade é assunto de interesse de todos, pelos resultados que constrói na educação e pelos serviços relevantes que presta à população.

A UEM é nossa, é de todos. Este é um sentimento que precisa ser entendido e que depende muito da universidade, da sua gestão responsável e da capacidade que precisa exercer de se comunicar com transparência e credibilidade.

 AGRICULTURA, EM SANTA FÉ

Acontecerá hoje em Santa Fé, a partir das 13 horas, o III Dia de Campo, promovendo a integração lavoura-pecuária-floresta "Café com Leite". Será na propriedade da família

Em pauta:

A evolução da atividade leiteira e a sua integração com outras atividades rurais.

A cafeicultura adensada mecanizada irrigada.

Monitoramento nutricional itinerante do cafezal via DRIS, com utilização do lodo do esgoto tratado e plantas de cobertura.

Este último tema será apresentado pelo Ricardo Silva, doutor em Agronomia e extensionista da Emater, por Marco Aurelio Knopik, engenheiro da Sanepar, e Mateus Naci, da área de sementes.

O evento é realizado pela Emater e Sanepar, com apoio do governo do Paraná e da Prefeitura de Santa Fé.

O prefeito Fernando Brambilla tem apoiado o trabalho da Emater e tem feito com que o seu município se destaque nos projetos de pesquisa e apoio aos produtores rurais. 

 SISTEMA SANEAMENTO AMBIENTAL

O Dr. Ricardo Silva me passou informações, também, sobre o projeto de um sistema de Saneamento Ambiental. É o tratamento de esgoto doméstico, com zona de raízes, desenvolvido especialmente para propriedades rurais pelo paranaense engenheiro ambiental Jonas Rodrigo.

 CONVERSAS 

Os pré-candidatos a prefeito de Maringá estão em período de reuniões e conversas, inclusive entre eles.

Nesta semana muitos deles conversaram entre si. Fase de alinhamentos e de ouvir possíveis apoiadores. Os grupos estão, pouco a pouco, se formando.

Na semana que vem deveremos ter algumas decisões relacionadas aos partidos políticos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade