Vacina contra a Covid-19 produzida pela UFPR pode ser financiada pelo TCE
Foto: Renyere Trovão/ Divulgação TCE-PR

Recursos

Vacina contra a Covid-19 produzida pela UFPR pode ser financiada pelo TCE

Saúde por Luciana Peña em 15/05/2021 - 09:51

O Tribunal de Contas poderá ajudar financeiramente os testes clínicos da vacina contra a Covid-19 que está sendo produzida pela Universidade Federal do Paraná. A vacina paranaense será mais barata. O custo estimado equivale a 10% do valor das vacinas utilizadas no Brasil.

A vacina contra a Covid-19 em produção nos laboratórios da Universidade Federal do Paraná está na fase pré-clínica, de testes em animais.

O imunizante utiliza uma bactéria estudada há 20 anos pelo departamento de ciências biológicas da universidade: a Escherichia coli.

Os pesquisadores da UFPR produzem partículas de um polímero biodegradável revestidas com partes da proteína Spike, que é a responsável pela entrada do Sars-CoV-2 nas células.

Essa proteína é produzida com a ajuda da bactéria.

A tecnologia é simples e os insumos são todos brasileiros, com bons resultados até aqui e a vantagem de ser uma vacina mais barata do que as que estão em uso no país.
A estimativa é de que a vacina paranaense custaria de 5 a 10 reais, cada dose, cerca de 10% do valor de outros imunizantes.

Mas a UFPR precisa de recursos para a próxima fase, que é a de testes em humanos. A boa notícia é que o Tribunal de Contas do Paraná está disposto a ajudar. Uma possível parceria foi discutida em reunião nessa sexta-feira (14), diz o reitor da universidade, Ricardo Marcelo Fonseca. [ouça o áudio acima]

Na semana que vem um grupo de trabalho do TCE vai avaliar a possibilidade de financiar o projeto da UFPR. O Tribunal usaria recursos do orçamento economizados nos últimos 90 dias.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade