Variante delta circula em Maringá desde maio, aponta pesquisa
Foto: Arquivo/AEN

Covid-19

Variante delta circula em Maringá desde maio, aponta pesquisa

Saúde por Luciana Peña em 20/10/2021 - 10:55

Um estudo científico desenvolvido numa parceria entre o laboratório ND Núcleo Diagnóstico de Maringá, o Laboratório de Imunogenética da UEM e o Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (Ipec), revela que desde maio havia casos da variante delta em Maringá e cidades da região. Oficialmente o primeiro e até agora único caso da mutação na cidade foi confirmado este mês. Mas pelo estudo, já são 16 casos confirmados.

A variante Delta é temida por causa da taxa de transmissibilidade e do risco de resistência às vacinas.

No Paraná, o primeiro caso foi confirmado em 2 de junho. Uma paciente de Apucarana, contaminada em abril deste ano. Em Maringá, o Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmou o primeiro caso este mês, no último dia 8.

Mas um estudo conduzido pelo Instituto para Pesquisa do Câncer (Ipec) de Guarapuava em parceria com o laboratório ND Núcleo Diagnóstico de Maringá e com o laboratório de Imunogenética da UEM, revela que em maio a variante já circulava na cidade.

O estudo que será publicado em breve detectou 16 casos em Maringá e nove em outras cidades.

O sequenciamento genético foi feito pelo Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava, que tem equipamento de última geração.

A pesquisa revela que a variante delta não se tornou a mutação prevalente como se esperava. Ou seja, apesar da maior taxa de transmissibilidade apontada pelos cientistas, não houve uma explosão de casos.

A coordenadora do laboratório de Imunogenética da UEM, Jeane Eliete Laguila Visentainer, diz que o estudo começou após o ND Núcleo Diagnóstico perceber modificações nas amostras analisadas. [ouça o áudio acima]

As outras cidades incluídas no estudo são Londrina, Campo Mourão e Sarandi. Juntamente com Maringá, a prevalência maior é da variante gamma, que responde por 61% dos casos, a delta aparece em segundo lugar com 30%, e outras variantes têm 9% de prevalência.

Atualização às 12h30: De acordo com o ND Núcleo Diagnóstico,  de cada 100 exames de Covid-19, 10 têm resultado positivo. O que significa que apesar da redução de casos, a pandemia não acabou e é preciso manter todos os cuidados. A variante delta tem mais capacidade de transmissão porque produz uma carga viral mais elevada, mas as vacinas são eficientes contra a delta. Mesmo quem toma a vacina pode pegar e transmitir o coronavírus. Só que estará mais protegido contra os casos graves, que requerem hospitalização.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade