Verdade nem sempre é o que se vê
CBN Maringá

Opinião

Verdade nem sempre é o que se vê

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 11/02/2021 - 08:16

Quando era pequeno, na porta da cozinha tinha fixado um calendário. A foto que o ilustrava era de Jesus Cristo, loiro e de olhos azuis. Ele era a estética perfeita ocidental, mas na escola aprendia que o estereótipo do homem do oriente médio, principalmente um palestino, era bem longe daquilo. Mas, o que importa não é a aparência se na essência Cristo era o máximo.

Claro que depois descobri que aquele cristo tinha sido feito à imagem e semelhança dos sonhos de quem o idealizou. Sua aparência ocidentalizada era mais uma intenção do que a expressão da realidade.

Descobri também que várias imagens que povoavam os livros de história eram fantasias construídas. A pintura dos bandeirantes, D. Pedro I proclamando a independência, enforcamento de Tiradentes e inúmeras outras seguiam a mesma tendência do Cristo na parede da minha infância. Pura propaganda estética.

Um dia imaginei que a ilusão estética fosse um mal. Que iria acabar. Acreditava que em determinado momento, a maturidade passaria a demonstrar que não podemos nos deixar levar pela aparência, devemos entender a essência. A partir daí o valor das pessoas e lugares podem ser analisados, interpretados e valorizados com mais coerência. Me enganei.

O tempo passou e as pessoas passaram a amar cada vez mais a ilusão. A imagem que um dia vi no calendário na cozinha e as inúmeras nos livros de história se multiplicaram. Com a internet e as páginas sociais percebi que todos amam fugir da realidade e desejar profundamente negar a verdade sobre si mesmos.

Logo, vivemos a "disfunção simbólica”, ou seja, tudo o que se vê não é. A realidade se fantasia e foge das nossas vistas. Saber como as pessoas são e o que realmente é o que se está vendo virou uma obra exaustante. Uma regra que contraria o que aprendi desde criança. 

 

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade